O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia vai acolher, nos dias 21 e 22 de outubro, o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que vai contar com seis atletas brasileiros – campeões no ranking da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (CBJJD) – para lutar no desafio Brasil x Portugal. O evento é promovido pela Associação Internacional Desportiva de Jiu-Jitsu Brasileiro (ISBJJA – International Sporting Brazilian Jiu-Jitsu Association), coproduzido com a primeira escola de jiu-jitsu em Coimbra, a Coimbra MMA, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.
O Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu vai contar com seis atletas brasileiros, que são campeões no ranking da CBJJD (Rio de Janeiro), que vão lutar no desafio Brasil x Portugal. O campeonato tem uma forte tradição e credibilidade junto dos atletas e equipas brasileiras e conta com a mesma estrutura de excelência existente no Brasil. O Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu é promovido pela ISBJJA, uma extensão da CBJJD, que promove campeonatos desportivos de jiu-jitsu em diversas regiões do Brasil e do Chile há mais de 15 anos, e vai contar com o apoio do Município.
O evento tem início no sábado, dia 21 de outubro, com o Campeonato Europeu e mais alguns desafios, tais como o Super Lutas Brasil x Portugal, o Master Black Belt, os Novos Talentos e o Queen of Europe. Domingo, dia 22, a competição é dedicada aos mais novos, dos quatro aos 15 anos. O programa contempla, ainda, a realização do Festival Kids, uma recreação do campeonato, para crianças dos quatro aos seis anos, com direito a classificações e entrega de medalhas.
As inscrições são realizadas no site www.isbjj.com. O projeto é coproduzido com a primeira escola de jiu-jitsu em Coimbra, a Coimbra MMA, que oferece o seu espaço para os atletas treinarem na semana do evento. Coimbra, que já é considerada a capital do Judo, passa assim a ser também a casa do Jiu-Jitsu brasileiro.