Scroll Top

PARA CADA 100 JOVENS MIRA TEM 266 IDOSOS

comunicados

Decorreu ontem o Conselho Municipal da Educação onde foi analisada, discutida  e votada a nova Carta Educativa do Município. A Juventude Socialista esteve  representada pelo seu Presidente Manuel Conceição, que votou favoravelmente  à proposta, que já vinha a ser uma luta de há vários anos da JS. 

A nova Carta Educativa espelha um Concelho envelhecido e ultrapassado, com  números superiores à região centro e ao nosso país em todos os índices que  dizem respeito aos Jovens. Um concelho que, apesar dos sound bytes do  Executivo, tem perdido empresas, como explicita a carta educativa, uma perda  de praticamente 5%, nos últimos anos. 

No que diz respeito à Educação, existem dois dados absolutamente  preocupantes, um deles tem que ver com a desistência dos alunos relativamente  à oferta profissional [Curso IV], que se cifra nos 18%, uma das mais altas de  sempre dos últimos anos, facilmente explicável pela falta de oferta de cursos no  nosso Concelho. No que diz respeito às habilitações de nível superior (23,30%),  Mira também apresenta valores insatisfatórios, quando comparada com o  Continente (26,04%) e com a região Centro (23,48%), constatando-se, por isso,  uma clara desqualificação escolar no conjunto dos trabalhadores neste  território. 

O Presidente da JS reage, desta forma, aos números apresentados: ”Esta era  uma luta nossa e que finalmente vencemos. Contudo, devo alertar que os  números que constam nesta carta educativa são preocupantes e exigem que  seja traçado um plano de ação. Não há um único indicador da Juventude em que  estejamos na média da região centro ou do Continente. Iremos nos próximos  dias relatar esta situação ao Conselho Municipal da Juventude para que sejam  tomadas medidas urgentes e drásticas”.

Posts relacionados