Scroll Top

OS SABORES DO CHEF: “SALMÃO ASSADO NA BRASA COM MOLHO DE PIMENTOS COM MANJERICÃO” PRATOS DE VERÃO

Sabores do Chef

Este molho tão simples quanto inspirador, em que o pimento e o manjericão se combinam, desde a terra até ao prato, para transformar um generoso filete de salmão num manjar deliciosamente sumptuoso.

Recomendo este pitéu a ser apreciado ao ar livre, ao entardecer, a sentir o pôr do sol, a brisa do mar, em boa companhia, com um vinho branco bem geladinho das quintas de Guimarães.

Vamos começar por preparar o grelhador e esperar que o carvão fique em brasas. Colocamos um pequeno recipiente com água e 2 dentes de alho a cozer.

Vamos pincelar com azeite 2 pimentos vermelhos para os colocar a grelhar, vamos virando e deixamos até que fiquem bem queimados. É a melhor forma de lhes retirar a pele. Após essa operação o melhor é coloca-los num saco de plástico, bem fechado, os pimentos vão “transpirar, facilitando deste modo que a pele saia com muita facilidade. Deixamos arrefecer, retiramos a pele, cortamos em pedaços grandes, raspamos as sementes.

Para preparar o molho, colocamos os pimentos num copo, juntamos os dois dentes de alho cozidos, 5 colheres de sopa de azeite e com a ajuda da varinha mágica fazemos um puré. Temperamos de sal e pimenta a gosto. Transferimos este molho para um pequeno recipiente, na borda do grelhador para o manter morno.

Temperamos 4 postas de salmão com sal e pimenta moída da ocasião com uns pingos de limão. Colocamos as postas, ou filetes altos, numa grelha ligeiramente pincelada de azeite e levamos ao grelhador durante 6 minutos, grelhando de ambos os lados. Deixe que a pele fique tostada sem queimar.

Adicionamos ao molho de pimentos folhinhas de manjericão finamente cortadas.

Dispomos as postas de salmão numa travessa de ir ao lume, com 1 colher de sopa de manteiga, com a pele virada para cima a cozer ligeiramente por dentro durante 5 minutos.

Dispor em cada prato uma posta de salmão ao centro em cima de uma colher de sopa de puré de pimento.

Este prato pode ser servido com uma salada de 200 gr de rúcula, 1 cebola roxa laminada em gomos finos e uma vinagreta; 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de vinagre, 1 colher de sopa de mostarda, 1 colher de sopa de mistura de ervas aromáticas; hortelã pimenta e manjericão, sal e pimenta a gosto.

Para acompanhar, além de boas amizades, um vinho branco produzido das quintas de Guimarães. Temos excelentes opções, alguns deles medalhados com galardões de prata ou de ouro em diversos locais do planeta.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.



Mário Moreira

Posts relacionados