A Câmara Municipal de Ílhavo vai iniciar, no próximo dia 26 de janeiro, as Sessões de Esclarecimento da edição de 2024 do Orçamento Participativo de Ílhavo (OP), depois da aprovação das Normas de Procedimento e Participação a 21 de dezembro.
Esta segunda edição conta com uma dotação orçamental de 100 mil euros para a execução dos projetos vencedores, estando estabelecido um limite máximo de valor por projeto que não poderá, individualmente, ultrapassar os 70 mil euros.
Entre 26 de janeiro e 9 de fevereiro, estão agendadas as Sessões de Esclarecimento em todas as Juntas de Freguesia do Município, Escolas Secundárias, tendo ainda sido introduzida uma Sessão de Esclarecimento a realizar no Laboratório do Envelhecimento, com o objetivo de aumentar os níveis de participação da comunidade sénior municipal.
O calendário das ações tem início na Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré (26 de janeiro), seguindo-se a 30 de janeiro na Junta de Freguesia de São Salvador, a 6 de fevereiro na Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo e, no dia 9 de fevereiro na Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação. Todas estas ações decorrem às 19 horas, nas sedes das respetivas Juntas de Freguesia.
Nas Escolas Secundárias do Município, as Sessões terão lugar no dia 29 de janeiro e 6 de fevereiro, na Gafanha da Nazaré e em Ílhavo, respetivamente. Na Gafanha da Nazaré o início está agendado para as 9h30 e na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, para as 10 horas. Estas Sessões destinam-se exclusivamente à comunidade escolar.
No que respeita à comunidade sénior, o encontro está marcado para o dia 30 de janeiro, às 14h30, no Laboratório do Envelhecimento.
A realização das Sessões de Esclarecimento reflete o compromisso do Município de Ílhavo em tornar OP num processo mais próximo dos cidadãos, tornando possível uma participação mais informada, envolvendo de forma ativa todos os setores da sociedade.