O Museu Municipal de Coimbra (MMC) apresenta, em agosto, um programa orientado para o público escolar, gratuito, composto por oficinas temáticas que requerem inscrição. O programa de férias de verão destina-se a grupos formados do pré-escolar, ATL’s ou centros de férias, com idades compreendidas entre os três e os 12 anos, e procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contacto com a arte e a história de Coimbra. Para o público em geral, para além dos percursos e visitas dramatizadas, estão disponíveis, ainda, as exposições temporárias na Sala da Cidade e Edifício Chiado e as permanentes nos vários núcleos do Museu.
As oficinas, que decorrem em agosto e se prolongam por setembro de acordo com o programa de férias de verão, têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo. As inscrições podem ser feitas através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. O MMC não recebe inscrições individuais. Todavia, pode receber grupos, com um mínimo de cinco participantes, formado pelos pais ou encarregados de educação. Nesta modalidade, o adulto responsável pela marcação, ou outro por este indicado, ficará responsável pelo grupo durante a atividade.
Neste verão, o MMC aposta na “Observação”, nas “Expressões Plásticas” e nas “Aprendizagens não formais”. Desde modo, para o pré-escolar, 1º e 2º ciclos e ATL’s vai realizar-se a oficina “Conversa à mesa”, na Sala da Cidade, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 16h00, com uma duração aproximada de 90 minutos.
Para o público do pré-escolar e ATL’s, o Museu propõe quatro atividades. A primeira é oficina “Os inimigos do património”, a decorrer no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (duração aproximada de 90 minutos). Já na Torre de Almedina, vai decorrer a oficina “De Pombal a Coimbra”, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (duração aproximada de 90 minutos). “Legos para que vos quero” é o título da atividade que vai ser desenvolvida na Torre de Anto, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (duração aproximada de 90 minutos), e no Edifício da Inquisição, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 16h00. O Edifício da Inquisição vai receber, ainda, a oficina “Caça às palavras”, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 16h00 (duração aproximada de 90 minutos).
O programa de agosto prevê, ainda, no dia 14, às 10h30, uma visita encenada à Torre de Almedina “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”. Esta atividade acontece todas as segundas quartas-feiras do mês, destina-se ao pré-escolar, 1º e 2º ciclos, é para grupos entre cinco a 25 pessoas e requer inscrição pelo telefone 239 833 771 ou através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
No dia 6 de agosto, a partir das 10h30, está marcada a atividade “Percurso pela desaparecida muralha de Coimbra”. Esta atividade tem uma duração aproximada de 90 minutos, dirige-se a estudantes do ensino secundário e ao público geral, é para grupos de cinco a 25 pessoas, e requer inscrição pelo telefone 239 833 771 ou através do email museu.municipal@cm-coimbra-pt.
Para além destas atividades, os visitantes podem, como sempre, usufruir das exposições permanentes nos diversos núcleos do MMC, a começar pela Coleção Telo de Morais, no Edifício Chiado, passando pela mostra “Judeus de Coimbra”, no Edifício da Inquisição, ou por conhecerem uma pouco mais da história da cidade, em particular da muralha, na Torre de Almedina, e da canção e fado de Coimbra, na Torre de Anto.
Em agosto, estão patentes, ainda, as exposições temporárias “Olhando à minha volta”, de João Pais de Faria, na Galeria Almedina, “Agora, peregrino vago e errante”, na Sala de Exposições Temporárias do Edifício Chiado, e “Vamos para a mesa!”, na Sala da Cidade. A 24 de agosto, o quarto sábado do mês, as entradas são gratuitas em todos os núcleos do MMC, promovendo desta forma a acessibilidade a todas as franjas de público.