Novembro é o mês de celebrar a Rede Social de Coimbra (RSC), que completa, no próximo dia 25, duas décadas de existência. Para tal, a Divisão de Ação Social da Câmara Municipal (CM) de Coimbra organizou um programa de atividades desenvolvidas no âmbito da Rede Social e, para encerrar o mês, está também prevista a comemoração dos 20 anos da RSC. O programa tem início no próximo dia 3 de novembro, com uma conversa direcionada a crianças e jovens sobre “Quebrar Silêncios. Fazer Perguntas. Receber Respostas. Ler Sinais”, marcada par as 15h00 no Salão Nobre, e termina do dia 30 de novembro com o habitual encontro da Rede Social, das 9h30 às 17h30, no Convento São Francisco.
A Rede Social Coimbra é um marco importante no desenvolvimento social do concelho desde 25 de novembro de 2003. Dada a sua importância, a Câmara Municipal decidiu, desde o ano passado, instituir novembro como o mês da Rede Social de Coimbra e este ano a autarquia preparou um programa de atividades no âmbito da RSC para comemorar os 20 anos da sua existência. O programa arranca no dia 3, com uma conversa, intitulada “Quebrar silêncios, fazer perguntas. Reter respostas. Ler sinais”, marcada para as 15h00 no Salão Nobre da CM de Coimbra, que será aberta a todos os interessados.
As boas-vindas vão ser dadas pelo vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga, e a conversa, moderada pela vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, vai colocar lado a lado Maria Dulce Rocha, presidente do Instituto de Apoio à Criança de Coimbra, Melânia Gomes, atriz e apresentadora de televisão e, ainda, Lúcia Mittermayer Saraiva, consultora no Projeto Justice Initiative Portugal. Já às 16h15, está marcada a inaugurada da exposição “Shame – European Stories”, sobre histórias partilhadas por vítimas de abuso na infância. A exposição vai estar patente no átrio dos Paços do Município até ao próximo dia 9 de novembro. Este dia é da responsabilidade do grupo de trabalho Crianças e Jovens.
O Salão Nobre da CM de Coimbra volta a ser o palco de mais uma atividade, no dia 6 de novembro, das 9h30 às 12h30, organizada pelo grupo de trabalho da Saúde, mais concretamente da “Cerimónia protocolar da Rede Institucional das Adições de Coimbra”. No dia seguinte, 7 de novembro, tem início, pelas 15h00, na Escola Secundária D. Dinis, a exposição itinerante “Um Olhar sobre a pobreza”, que vai passar por 11 estabelecimentos de ensino do concelho – permanecendo uma semana em cada escola. Esta ação é da responsabilidade do grupo de trabalho Pobreza e Exclusão Social.
Já no dia 10 de novembro, na Casa Municipal da Cultura, decorre o Plenário do CLAS/C – Conselho Local da Ação Social de Coimbra, a partir das 10h00, com organização do grupo de trabalho Rede Social e Comunidade. O dia 16 é dedicado a “Coimbra+Inclusiva”, um programa elaborado pelo grupo de trabalho Pessoas com Deficiência, que vai ter lugar, a partir das 10h00, no Grande Auditório do Convento São Francisco, e a partir das 14h00, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra.
O grupo de trabalho Migrantes organiza, a 17 de novembro, o workshop comunitário “Saco do Migrante”, das 10h00 às 12h30, na delegação Centro da Cruz Vermelha Portuguesa, e no dia 20 de novembro, o grupo de trabalho Pessoas em Situação de Sem-Abrigo leva a cabo, na Casa Municipal da Cultura, das 10h00 às 13h00, uma mesa-redonda sobre “Mediação de Pares”. A sessão de abertura conta com a presença da vereadora Ana Cortez Vaz e de Henrique Joaquim, gestor executivo da estratégia nacional para a Integração das Pessoas em situação de Sem Abrigo. De seguida, tem início a mesa-redonda, com moderação de Dora Rigueiro, diretora técnica da EASD – Associação Integrar, e participação, como oradores, de Christian Georgescu, da Associação SABER COMPRENDER, Solange Ascensão, da Associação de Intervenção Comunitária CRESCER, e Lisete Cordeiro, da InPulsar- Associação para o Desenvolvimento Comunitário. A sessão é encerrada por Francisco Rodrigues, diretor do Departamento de Ação Social da CM de Coimbra.
Já para o dia 21, o grupo de trabalho Pessoas Idosas preparou uma sessão sobre o regime jurídico do maior acompanhado, que vai decorrer na Casa Municipal da Cultura, entre as 10h30 e as 12h00. As celebrações do Mês da Rede Social encerram a 30 de novembro com o Encontro da Rede Social de Coimbra, no Convento São Francisco, entre as 9h30 e as 17h30.
O Programa Rede Social foi criado em novembro de 2003, contando, atualmente, o CLAS/C com 315 entidades parceiras (entidades públicas, privadas, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), entre outras), cuja intervenção passa por múltiplas áreas do setor social e que têm contribuído, de forma ativa, para a dinamização e desenvolvimento social local.