Scroll Top

NO DIA DA LIBERDADE, O MUNICÍPIO DE ÍLHAVO LANÇA O “CORO DA MADRUGADA” PARA HOMENAGEAR JOSÉ AFONSO

DO OUTRO LADO

Para assinalar o 25 de Abril, o Município de Ílhavo promove dois eventos que celebram a Liberdade: a criação do “Coro da Madrugada” que homenageia José Afonso (1929 – 1987) e uma peça de teatro que reflete sobre as repercussões do colonialismo.

 

No dia 25 de abril, às 15h, a Casa da Cultura de Ílhavo é o palco do lançamento da Oficina de Canto Tradicional “Coro da Madrugada”, que irá reunir a comunidade. Todos os munícipes, com idade superior a 8 anos, podem participar nesta iniciativa centrada no cancioneiro do poeta e compositor José Afonso. A direção é do pianista e compositor Pedro Almeida e a regência é da maestrina e investigadora Aoife Hiney. 

A partir do próximo mês, o “Coro da Madrugada” irá encontra-se regularmente para construir o espetáculo do 94º aniversário do nascimento de José Afonso.

A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada através do endereço de correio eletrónico: mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt ou nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo e Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Nos dias 24 e 25 de abril, a companhia teatral Teatrão apresenta na Casa da Cultura de Ílhavo “Os Cadáveres São Bons para Esconder Minas”, inserido no ciclo “A Guerra é a Guerra”. O espetáculo, desenvolvido com o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, reflete sobre a Guerra Colonial.

A partir do lado documental e testemunhal da guerra, a criação do Teatrão explora a noção de trauma, os acontecimentos e as palavras associados a este momento da história portuguesa.

As sessões “Os Cadáveres São Bons para Esconder Minas” acontecem às 21h30 (24 de abril) e às 16h30 (25 de abril), na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes custam 10 euros e estão disponíveis nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo, da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online na BOL, em ilhavo.bol.pt.

Estes eventos integram a programação do 23 milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo.

As comemorações do Dia da Liberdade terminam com a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal Evocativa do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974, às 17h, no Salão Nobre dos Paços do Município.

Posts relacionados