“Música para Torga” é um sarau organizado pela Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Coimbra, que vai decorrer no jardim da Casa-Museu Miguel Torga no sábado, dia 6 de julho, às 19h00. A iniciativa vai evocar os gostos musicais do escritor e conta com a participação do grupo CORDIS que, além de temas do repertório do duo de Coimbra, apresenta peças inéditas com arranjos originais de músicas de compositores da preferência de Miguel Torga.
O gosto de Miguel Torga pela música clássica é por demais conhecido e o acervo documental discográfico do autor é bem elucidativo. Nele se destacam Beethoven e Mozart, dois dos compositores que mais ouvia. De forma a celebrar o escritor, a DBAH, que tutela a Casa-Museu Miguel Torga, apresenta este tributo musical com a colaboração do grupo CORDIS.
O piano de Paulo Figueiredo e a guitarra portuguesa de Bruno Costa cruzam-se, assim, com paixão e intensidade, mostrando uma nova abordagem estética do património da Guitarra de Portuguesa de Coimbra. Neste sarau “Música para Torga”, o duo de Coimbra convida o público para mais uma viagem pelo seu reportório, com paragens naturais em momentos-chave dos seus quatro álbuns, apresentando ainda peças inéditas com arranjos originais de música de compositores da preferência do poeta Miguel Torga.
Os dois instrumentos fundem-se num constante diálogo de cordas, divagando e explorando a riqueza harmónica e rítmica de peças de reconhecidos compositores, base da criação das composições originais do CORDIS. O resultado é uma fusão surpreendente de raízes e modernidade, tradição e inovação, traduzidos em paisagens musicais capazes de conduzir o ouvinte por novas e apaixonantes viagens.