Scroll Top

MUSEU MUNICIPAL DE COIMBRA COM NOVAS EXPOSIÇÕES DURANTE O MÊS DE SETEMBRO

DO OUTRO LADO

O Museu Municipal de Coimbra (MMC) e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) prepararam um programa bem variado e dirigido a todos os públicos para este mês de setembro. O MMC e o CACC vão continuar com as atividades de férias de verão, dirigidas aos mais novos, às quais se somam outras, dirigidas ao público em geral, como as habituais visitas do “Guarda Chaves”. Há, ainda, três novas exposições a conhecer em diferentes núcleos do Museu Municipal: Edifício Chiado, Galeria Almedina e Sala da Cidade.  

Em setembro, o MMC tem três novas exposições para apresentar aos seus visitantes: “Construir a República”, que inaugura no dia 16, às 15h30, no Edifício Chiado, na presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva; “Formas e Cores na ASSP”, que inaugura no dia 21 na Galeria Almedina; e “Enquanto o mundo se move”, de José António Quintanilha, com curadoria de José Maçãs de Carvalho, que inaugura no dia 22, às 18h00, na Sala da Cidade, igualmente na presença do presidente da Câmara. 

A exposição “Construir a República” vai estar patente até 5 de novembro no Edifício Chiado, enquanto a mostra “Formas e Cores na ASSP” vai estar patente até 15 de outubro na Galeria Almedina. As duas podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Já a exposição “Enquanto o mundo se move”, de José António Quintanilha, com a curadoria de José Maçãs de Carvalho, vai estar patente na Sala da Cidade, antigo Refeitório do Mosteiro de Santa Cruz, até 22 de novembro e pode ser vista de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00.

Este mês, o MMC prossegue com o programa destinado a grupos formados do pré-escolar, ATL’s ou centros de férias, com idades compreendidas entre os três e os 12 anos. O programa procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contacto com a arte e a história da cidade de Coimbra. As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo. O MMC aposta na “Observação” e nas “Manualidades”. As atividades são gratuitas, com uma duração de 90 minutos, e requerem inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail: museu.municipal@cm-coimbra.pt.

Já na Galeria Almedina, até 15 de setembro, tem lugar a oficina “Vem desenhar as emoções na exposição “Don’t Get Emotional”, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. Também até 15 de setembro, decorre a oficina “Legos para que vos quero”, no Edifício Chiado e na Torre de Anto, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, e na Sala da Cidade e no Edifício da Inquisição, das 13h00 às 16h00. 

O MMC não recebe inscrições individuais. Todavia, pode receber grupos, com um mínimo de cinco participantes, formado pelos pais ou encarregados de educação. Nesta modalidade, o adulto responsável pela marcação, ou outro por este indicado, ficará responsável pelo grupo durante a atividade. As atividades são gratuitas, com uma duração de 90 minutos, e requerem inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail: museu.municipal@cm-coimbra.pt.

Já no CACC, continua a exposição “Linha Móbil”. Com base nesta mostra, os alunos do pré-escolar, ATL’s e centros de férias (grupos com o mínimo de cinco pessoas e máximo de 20), podem participar nas atividades e nos kits ao dispor no CACC, desde colagens, construções 3D e/ou oficinas de escrita, que decorrem de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. A participação é gratuita, mas requer marcação prévia através do telefone 239 828 052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. Há, ainda, novos kits da exposição “Linha Móbil” a conhecer, a partir da obra de José Loureiro, Julião Sarmento, Jorge Molder, Roland Fischer, Rui Sanches e Pedro Calapez

Por fim, no dia 23 de setembro, às 16h00, decorre a já habitual oficina “Artsketchers”. Trata-se de uma oficina de desenho assistido para maiores de 18 anos.  A inscrição é gratuita, mas é necessária inscrição através do telefone 239 828 052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. As vagas são limitadas. 

Como é habitual, no quarto sábado de cada mês, neste caso no dia 23 de setembro, as entradas são gratuitas no MMC e no CACC nos respetivos horários.