Scroll Top

MUNICÍPIO DE ÍLHAVO PROMOVE SEMINÁRIO “SAÚDE MENTAL: DESAFIOS PARA A COMUNIDADE”  

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal de Ílhavo vai promover, no dia 14 de maio, o Seminário “Saúde Mental: Desafios para a Comunidade”, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.

Este seminário, integrado na iniciativa “Maio em Família: Programa para a Saúde e Bem-Estar”, apresenta os serviços e respostas existentes no âmbito da saúde mental, tanto de caráter municipal, como nacional. Além disso, explora a saúde mental nas diferentes perspetivas da comunidade, como os desafios do envelhecimento, o apoio da família, a escola, o luto e as comunidades compassivas.

O seminário tem, ainda, como objetivo fomentar a partilha de conhecimentos, experiências, projetos e boas práticas de intervenção na doença mental grave.

Ao longo do dia, vários especialistas vão debater e apresentar temas relacionados com a Saúde Mental na Comunidade, com as suas diferentes perspetivas, dado que são provenientes de diferentes entidades como a Câmara Municipal de Ílhavo, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, o Centro de Saúde de Ílhavo, as IPSS do Município de Ílhavo, o Ministério Público, as Universidades de Aveiro, Coimbra e Porto.

A participação é gratuita, mas limitada aos lugares existentes, mediante a inscrição obrigatória até 10 de maio, através do formulário disponível no website do Município.

Para informações adicionais e/ou esclarecimentos, o(a)s interessado(a)s podem contactar a Câmara Municipal de Ílhavo, através do número 234 329 649.

 

 

PROGRAMA

9h00 Receção dos participantes e entrega de documentação


9h30 Sessão de Abertura

João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

Moderadora: Helena Bento, Jornalista do Jornal Expresso


9h45 Painel I – Respostas do Município ao nível da Saúde Mental

Oradora: Mariana Ramos, Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo


10h15 Painel Il – Saúde Mental e os Desafios do Envelhecimento

Oradora: Lia Fernandes, Psiquiatra no Centro Hospitalar Universitário São João e docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto


10h45 Painel III – Saúde Mental e Família: o papel dos serviços de apoio centrados na família

Oradora: Madalena Carvalho, Psicóloga, Terapeuta Familiar e docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.


11h15 Coffee-Break


11h45 Painel IV – Promover a Saúde Mental na Escola

Oradora: Laura Santos e Investigadora e Psicóloga da Equipa UpC3, do Programa “Por Ti – Programa de Promoção e Bem-estar Mental nas Escolas”, da Universidade de Coimbra.


12h15 Painel V – Saúde Mental, Luto e Comunidades Compassivas

Oradora: Cristina Felizardo, Investigadora na Universidade de Aveiro

12h45 Almoço


14h30 Plano Nacional de Saúde Mental

Moderador: Elemento do Atendimento Social Integrado

Orador: João Redondo*, Psiquiatra


15h00 Boas Práticas de Intervenção na Doença Mental Grave

Moderador: Elemento do Atendimento Social Integrado

Oradores: Grupo de Trabalho Saúde, Ação Social e Justiça (Ministério Público*, Psiquiatria do CHBV, Delegada de Saúde, Atendimento Social Integrado)


16h00 Sessão de Encerramento

Mariana Ramos, Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo

*A confirmar

Posts relacionados