Scroll Top

MUNICÍPIO DE ÍLHAVO PROMOVE EMPREGABILIDADE 

DO OUTRO LADO
No dia 13 de junho, a Câmara Municipal de Ílhavo promoveu o Seminário Empresarial “A Empregabilidade no Município de Ílhavo: Desafios para o Futuro”. O evento decorreu no Museu Marítimo de Ílhavo e teve como objetivo aprofundar a compreensão do estado do emprego no município, bem como identificar os principais desafios atuais.
 
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, começou por referir que: “No contexto do período pós-pandémico, as dinâmicas globais, políticas e económicas têm aprofundado as dificuldades e incertezas, impactando o emprego, as empresas e a vida das pessoas. No Município de Ílhavo, é crucial compreender a relação entre crescimento económico, empregabilidade e qualidade de vida. Desde outubro de 2021, este Executivo tem trabalhado para compreender e apoiar o tecido empresarial local. Até à data realizámos 20 visitas empresariais, quatro Business Breakfasts com 42 empresas, três Feiras de Emprego e Formação com uma média de 700 participantes e 30 entidades, e estamos a construir um diretório empresarial para melhorar a comunicação com o tecido empresarial. Estas iniciativas visam fomentar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, promovendo um ambiente económico resiliente no Município de Ílhavo. Continuaremos a colaborar com o setor empresarial para criar um futuro próspero para todos os munícipes”.
 
O seminário prosseguiu, estruturado em três sessões principais. Na primeira parte, o Administrador da Vista Alegre, Teodorico Pais, apresentou o testemunho do Grupo Visabeira, abordando os desafios enfrentados, as oportunidades emergentes e as estratégias de recrutamento implementadas pelo grupo.
 
Seguiu-se a primeira mesa-redonda, conduzida por Fernando Castro, Presidente da AIDA-CCI. Esta sessão contou com a participação de Paulo Jorge Ferreira (Reitor da Universidade de Aveiro), Conceição Canhoto (Diretora do Agrupamento de Escolas de Ílhavo), Eugénia Pinheiro (Diretora da AEGN), Nuno Almeida (Administrador da SPRAL) e duas representantes do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), Catarina Rainho e Bárbara Barão. Entre os temas discutidos, destacaram-se a integração da mão-de-obra migrante à luz do aumento dos fluxos migratórios; o desemprego jovem; o papel das escolas na inserção profissional; e a importância da formação contínua ao longo da carreira.
 
A segunda mesa-redonda foi moderada pela Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo, Mariana Ramos, e contou com a presença de Luís Guerrinha, Diretor do IEFP de Aveiro, Mário Oliveira, Inspetor da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Paula Anastácio, Presidente do Conselho de Administração do CERCIAV, e Hugo Lacerda, Presidente do Conselho de Administração do CASCI. O debate centrou-se na Lei das Quotas para a inclusão de trabalhadores portadores de deficiência, nos mecanismos de apoio a estes indivíduos, e na promoção de práticas de bem-estar no trabalho, como a conciliação entre vida profissional e familiar, essenciais para a retenção dos trabalhadores.
 
Consciente da importância destes encontros para o aprofundamento do conhecimento sobre o Emprego no Município de Ílhavo e para a promoção da proximidade com as empresas locais, o Município de Ílhavo ambiciona continuar a realizar estes encontros no futuro.

Posts relacionados