Scroll Top

MUNICÍPIO DE ÍLHAVO AUMENTA O APOIO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS PARA 315 MIL EUROS 

DO OUTRO LADO

Na sexta-feira, dia 14 de junho, o Município de Ílhavo e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (AHBVI) celebraram o Acordo de Cooperação para 2024, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações.

Com este Acordo, o Município de Ílhavo assume as responsabilidades legais com os seguros de pessoal em 30 mil euros e a manutenção das duas Equipas de Intervenção Permanentes (EIP), procedendo ao pagamento de acordo com as responsabilidades legais do financiamento de recursos humanos (50%), no âmbito do protocolo entre os Bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com um custo máximo estimado em 90 mil euros. 

Será, ainda, transferido o valor de 100 mil euros para apoiar a atividade corrente dos Bombeiros, incluindo a aquisição de fardamento de proteção, de trabalho, urbano e florestal. O acordo também prevê um apoio a investimentos, consoante as necessidades identificadas pela AHBVI num valor máximo de 95 mil euros. O Município de Ílhavo acompanhará regularmente a atividade da AHBVI e fornecerá apoio pontual em materiais e candidaturas, incluindo um trabalho conjunto para a aquisição de um Veículo Especial de Combate a Incêndios (VECI).

A AHBVI, em contrapartida, compromete-se a desenvolver todas as ações previstas na legislação de proteção civil, colocando à disposição do município todos os meios necessários em situações de emergência. A Associação também auxiliará no abastecimento de água em caso de anomalias graves, realizará ações de prevenção e segurança, bem como apoiará o Serviço Municipal de Proteção Civil em diversas áreas. Disponibilizará ainda as suas instalações para a gestão de crises e promoverá a imagem do Município de Ílhavo em todos os equipamentos apoiados pelo mesmo.

João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, defende que a cooperação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo é “vital para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade” e explica que o aumento do apoio aos Bombeiros e às suas famílias “reforça o compromisso da autarquia com a proteção civil”. Detalhou: “Em 2021 o apoio do Município de Ílhavo fixou-se nos 248.766,00 euros; em 2022 aumentou para 285.185,69 euros; e no ano passado atingiu os 290.299,04 euros.”

Posts relacionados