O Município de Coimbra recebeu, no dia 11 de julho, no IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu em Loures, o novo selo de Município Amigo da Juventude, na categoria de 4 estrelas. Uma subida em relação à distinção do ano passado, que foi de três estrelas, que muito orgulha o vereador responsável pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Matias Lopes, que recebeu o novo selo em nome da autarquia. Esta atribuição atesta o compromisso da CM de Coimbra com os jovens do concelho e potencia a criação de mais e melhores políticas amigas da juventude.
A distinção foi entregue ao vereador Carlos Matias Lopes no IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu em Loures, um evento que tem como objetivo dar continuidade à discussão e reflexão com vista à construção e definição das políticas locais da juventude. O novo selo, que certifica o empenho e o compromisso da CM de Coimbra com os jovens do concelho, bem como potencia a criação de mais e melhores políticas amigas da juventude, é atribuído na sequência de uma candidatura realizada pela autarquia, que mereceu unanimidade por parte do Comité de Validação da Rede de Municípios Amigos da Juventude.
A distinção é atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), uma estrutura representativa de mais de mil associações juvenis de base local e regional em Portugal. A FNAJ colocou em marcha o Diálogo Jovem de Base Local, uma estratégia para a discussão, ponderação e definição de políticas de juventude, fundando a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma rede pioneira criada no final do ano de 2020, que conta com mais de 150 municípios inscritos. Esta plataforma tem garantido o acesso aos municípios que demonstrem a vontade de serem maiores e melhores amigos da Juventude, que foi o caso de Coimbra.
A adesão do Município de Coimbra à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude foi aprovada pelo Executivo municipal na reunião de Câmara de 12 de abril de 2021 e Coimbra passou, desde então, a fazer parte da maior rede de municípios comprometidos com os/as jovens e as suas organizações para a implementação de reais políticas de Juventude.
No ano passado, a CM de Coimbra recebeu o selo de Município Amigo da Juventude na categoria 3 estrelas, cumprindo com cinco dos nove critérios necessários à distinção máxima, de 5 estrelas. Este ano, a autarquia sobe de posição, conquistando o selo de Município Amigo da Juventude na categoria 4 estrelas, o que implica o cumprimento de sete dos nove critérios.
A atribuição do selo de Município Amigo da Juventude depende do cumprimento dos critérios definidos, que implicam que a autarquia tenha: Conselho Municipal de Juventude (ou equiparado); Plano Municipal de Juventude; Apoio direto ao associativismo juvenil; Políticas de apoio à iniciativa jovem (talento e empreendedorismo); Pelouro da Juventude; Divisão de Juventude com Técnicos/as de Juventude; Plano de investimento no Setor da Juventude (ex.: rúbrica no orçamento municipal para a Juventude); Mecanismos/Ferramentas de cogestão (ex.: Orçamento Participativo Jovem); Espaços para associações e projetos jovens (ex.: Casa de Associações ou Centros de Juventude).
O selo de 3 estrelas é atribuído aos municípios que possuam cinco destes critérios, sendo que, preferencialmente, um deles deve ser o Conselho Municipal da Juventude. O selo de 4 estrelas é atribuído aos municípios que possuam sete critérios, sendo obrigatoriamente um deles o Conselho Municipal da Juventude ou o Plano Municipal de Juventude. O selo de 5 estrelas é atribuído aos municípios que cumpram a totalidade dos nove critérios. A avaliação é feita pela FNAJ e validada por um comité constituídos por um representante da FNAJ, um representante do Instituto Português do Desporto e Juventude, um representante da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto, CES e um representante da Associação Nacional de Assembleias Municipais.