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MUNICÍPIO DA MEALHADA DISTINGUIDO PELO IPDJ NO PRÉMIO “BOAS PRÁTICAS DO VOLUNTARIADO JOVEM”

DO OUTRO LADO

O Município da Mealhada foi distinguido com a menção honrosa de “Melhor Entidade Pública Promotora de Voluntariado Jovem”, no Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). 

O programa do Município distinguido pelo IPDJ, “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas na Mealhada”, foi ancorado no Centro de Interpretação Ambiental, mas agregou diversos setores da autarquia, nomeadamente os setores da Juventude, da Educação e do Ambiente. Durante 15 dias, 12 jovens envolveram-se em múltiplas iniciativas, desde a limpeza de lagos e sargetas à criação de caixas-abrigo ou compostores, recolha e separação de resíduos, recolha de beatas, bem como participação em ações de controlo de acácia e erva-das-pampas e em ações de sensibilização e educação ambiental junto de crianças.  

A intervenção dos jovens foi bastante notada no Parque da Cidade, com a construção de um hotel para insetos, caixas-abrigo para passeriformes, criação e colocação de armadilhas para captura de vespa-asiática, tendo também efetuado trabalhos de manutenção, incluindo a limpeza do lago ali existente.

“Conseguimos envolver os jovens em questões tão diversas como o Ambiente, a Educação, a Juventude e desenvolvemos um programa apelativo, para os jovens, assente nas linhas orientadoras do desenvolvimento sustentável. O programa criou impacto na comunidade e, temos a certeza, que nos próprios jovens”, sublinha Hugo Silva, vereador da Juventude. 

 

Objetivos do prémio IPDJ

O objetivo do prémio é potenciar a divulgação de modelos de organização de futuras atividades de voluntariado jovem. Procura-se ainda reconhecer a organização e atividades de voluntariado ao abrigo dos Programas Agora Nós (Geração Z, Namorar com Fair Play e 70JÁ-Diretos da Juventude) e Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas como práticas com impacto junto da comunidade e determinantes para a aquisição pelos jovens voluntários, através da aplicação de metodologias de educação não formal e/ou informal, de competências pessoais e sociais e de hábitos de participação cívica.

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