Scroll Top

“MONTRA DAS ARTES & OFÍCIOS” TRAZ OFICINA DE TECELAGEM À BAIXA DE COIMBRA AMANHÃ

DO OUTRO LADO

As ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz acolhem amanhã, dia 15 de outubro, mais uma edição da “Montra das Artes & Ofícios”. O evento promove a salvaguarda do património cultural material e imaterial de Coimbra e da região nas suas diferentes expressões artísticas de cunho artesanal, com trabalho ao vivo. A iniciativa integra uma oficina de tecelagem de Almalaguês e um desfile e atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês”. A “Montra das Artes & Ofícios” decorre entre as 9h00 e as 19h00.

A “Montra das Artes & Ofícios” decorre amanhã, dia 15 de outubro, na Baixa de Coimbra, com a presença de cerca de 20 expositores que irão divulgar as artes e os ofícios tradicionais, que se encontram em permanente diálogo com as criações artísticas contemporâneas. 

Nesta edição, a iniciativa será enriquecida com a realização de uma oficina de tecelagem de Almalaguês, promovida pela Associação Herança do Passado, dirigida às famílias e que decorrerá no decurso do evento, não sendo necessário qualquer inscrição. No período da tarde, a partir das 16h00, o Grupo Etnográfico e Folclórico “As Tecedeiras de Almalaguês” vai protagonizar um desfile, desde o Largo da Portagem até à rua Visconde da Luz, que culminará numa atuação junto ao Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado.

Das 09h00 às 19h00, o espaço público transforma-se numa ‘montra’ ao ar livre onde a criação de produtos com recurso a diversificadas técnicas e matérias-primas pode ser apreciada ao vivo, já que a demonstração das várias fases de conceção das peças estará integrada no evento. A iniciativa desafia, assim, os visitantes a explorar o património material e imaterial que Coimbra e a região oferecem pelas mãos de diversos autores.

A “Montra das Artes & Ofícios” resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Coimbra com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, e tem uma periodicidade mensal, realizando-se nos terceiros domingos de cada mês. As próximas edições vão acontecer nos dias 19 de novembro e 17 de dezembro.

Posts relacionados