Scroll Top

“MONTRA DAS ARTES & OFÍCIOS” TRAZ ARTESANATO E ANIMAÇÃO À BAIXA DE COIMBRA NO PRÓXIMO DOMINGO 

DO OUTRO LADO

A “Montra das Artes & Ofícios” volta à Baixa de Coimbra, no próximo domingo, dia 21 de julho, das 9h00 às 19h00. A promoção do património material e imaterial da cidade e da região, na vertente do artesanato, volta a estar em destaque, com a presença de 18 expositores. A iniciativa vai integrar apresentações musicais, protagonizadas pelo Coro de Professores de Coimbra e pelo Grupo de Concertinas “Os Sempre na Paródia”.

 

É a 8ª edição deste ano da “Montra das Artes & Ofícios”, uma iniciativa que a Câmara Municipal de Coimbra organiza mensalmente, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa e Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. Desta vez, o evento realiza-se paredes-meias com o último dia da Feira Medieval de Coimbra, que este ano decorre desde o Largo da Sé Velha e artérias adjacentes até ao Arco de Almedina, com o compromisso de animar o centro histórico e transportar os visitantes para a Idade Média.

 

A “Montra das Artes & Ofícios” vai integrar, ainda, duas apresentações musicais: às 11h00, o Coro de Professores de Coimbra vai fazer uma apresentação junto ao Arco de Almedina e, a partir das 15h00, a Associação Artística e Cultural “Os Sempre na Paródia” de Coimbra vai protagonizar, com o seu grupo de concertinas, uma arruada no eixo pedonal que liga o Largo da Portagem à Praça 8 de Maio.

 

As ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz acolhem assim, mais uma vez, o evento que promove o artesanato ancestral em comunhão com criações artísticas contemporâneas. Através desta componente do saber fazer, que faz parte da identidade cultural, pretende-se atrair não apenas os conimbricenses como os turistas que visitam Coimbra, levando-os a descobrir o património através da arte de criar objetos feitos à mão.

 

Aliado ao amplo universo do repertório das atividades artesanais, o trabalho ao vivo, com demonstração das várias fases de produção de uma peça artesanal, com assinatura em nome próprio, constitui outro dos destaques da “Montra das Arte & Ofícios”.

 

As próximas edições do evento vão decorrer a 18 de agosto, a 15 de setembro, a 20 de outubro, a 17 de novembro e a 15 de dezembro.

Posts relacionados