Scroll Top

LABORATÓRIO DO ENVELHECIMENTO APRESENTA NOVIDADES PARA ÚLTIMOS MESES DO ANO

DO OUTRO LADO

Os últimos três meses do ano no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo, vão ser repletos de atividades, dirigidas a investigadores, técnicos, cuidadores formais e informais e comunidade sénior. O programa do trimestre apresenta algumas novidades nos três eixos de atuação deste equipamento municipal – investigação, conhecimento e criação.
No eixo da investigação, uma das novidades é o projeto “UpMind”, desenvolvido pelo Centro de Investigação e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, que foca o bem-estar da população com mais de 50 anos e pessoas com declínio cognitivo ligeiro. Também no eixo de investigação estarão a decorrer os projetos “Dor crónica e sua associação com a função cognitiva e a sarcopenia em pessoas com 65 ou mais anos”, da Universidade de Aveiro; e o projeto “SHAPES”, integrada pelo ICBAS-UP/CINTESIS e pela Universidade de Aveiro, entre outros, que consiste na criação de uma plataforma, com recurso a várias tecnologias, centrada nas pessoas mais velhas e seus cuidadores.
Na rúbrica “Palavra de Investigador”, o trabalho de dois investigadores dá azo a dois debates: “Reinventar a roda – sistema de reutilização e partilha de cadeiras de rodas”, por Joana Coimbra, e “Coming Out e Envelhecimento Bem Sucedido em mulheres lésbicas, homens gays e bissexuais com 55+ anos em Portugal”, por Manuel Barbosa.

Já no eixo do conhecimento, o Laboratório do Envelhecimento inicia novas formações: “Violência Contra Pessoas Idosas e a Prestação de Cuidados”, “Risoterapia”, “Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e Terapias Não Farmacológicas”, “Qualidade de Sono na Pessoa Idosa” e “Inteligência Emocional”, dinamizada pelos diversos parceiros do Laboratório do Envelhecimento. Nestes três últimos meses há, também, novas dinâmicas no programa semanal aberto à comunidade, com as ações “Joga”, “Maiores On” e “Maiores na Mente”. Além disso, há novos temas em debate. Na rúbrica “Ouve bem o que eu te digo” discute-se “Liberdade para voltar a casar?”, “O tempo muda e eu?” e “Festividades”. Na rúbrica “Fala” estará em cima da mesa o tema “Sexualidade e Turismo”.

Por último, também o eixo da criação vê reforçado o seu programa de atividades semanais e conta com novos eventos e oficinais pontuais, com foco no azulejo. A programação pontual deste eixo incide na apreciação e reflexão sobre a ancestral arte da azulejaria e conta com dinâmicas como a conversa “O azulejo e o seu valor”; a oficina de cromoterapia “Azulejos emocionais” e uma visita à ACRA (Atelier de Conservação e Restauro de Azulejo de Ovar).
Aos já conhecidos projetos de execução semanal “Linhas de Arte Nova” e “Aprende a Tricotar” junta-se o novo desafio “Avó, sai da caixa”, que consiste na elaboração de oficinas de empoderamento e criação artística, destinadas aos seniores, através de “kits” artísticos desenvolvidos pela designer Susana António e pelo psicólogo Ângelo Capota, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.  

Posts relacionados