Scroll Top

JÁ CHEIRA A PÁSCOA

Opiniao

Entretidos com o andamento da vida passou o Entrudo, este ano, mais cedo. Por outro lado nota-se que a natureza está a acordar e a dar os primeiros sinais. As Mimosas floriram e espalharam o seu perfume, e os Salgueiros também. Por sua vêz, as Camélias mostraram a sua beleza e já há Pascoelas silvestres.

 

Nos jardins as Magnólias de cor branca e lilás, e outras,  evidenciam a sua beleza. Esta árvore oriunda de climas tropicais foi introduzida em Portugal há mais de trezentos anos.

 

Ainda hoje se podem ver, nas variadas qualidades, árvores de enorme porte a povoarem e ornamentam, espaços públicos.

 

Porém, há umas décadas começaram a chegar, até, ao grande público e hoje já fazem parte da paisagem.

 

E, entretanto, chegará a Páscoa. 

 

Em ebulição já andam os passarinhos.

 

Nos pomares, as ameixoeiras também floriram, tal como as amendoeiras e aqui ou ali, já há sinais das primeiras flores das Cerejeiras.

 

A beleza deste ciclo, está em suave agitação,um lento acordar, doravante, imparável e da maior beleza cromática que existe.

 

O mês de Maio e parte de mês de Junho, Portugal, é um imenso e multicolorido jardim.

 

Não serão muitos, aqueles que, uma ou duas vezes, por semana, tiram um pouco dos seus afazeres para subirem, ao fim da tarde,  a um lugar mais elevado e disfrutar deste quadro em  imperceptível  mudança, e uma vez aqui, lavarem o cérebro e todos os sentidos. E já agora assistir ao pôr-do-Sol.

 

Estou certo que, se o fizerem, chegarão a casa muito mais leves, descontraídos, relaxados e purificados pela explosão de cores e sons. E mais saudávéis. 

 

Afinal, este momento,  é também a aferição de uma das quatro  estações do ano.

 

 Cada um terá as suas preferências, mas concordarão que, em todas há dias de grande beleza. 



Candemil, a 05 de Março de 2024



José Venade

( José Venade não segue o actual acordo ortográfico em vigor)

Posts relacionados