Scroll Top

ÍLHAVO PROMOVE ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENVELHECIMENTO

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal de Ílhavo promove o “4.º Encontro de Políticas Públicas na área do Envelhecimento” no dia 13 de fevereiro, no Museu Marítimo de Ílhavo, com o tema “Inovação e Ciência feita pelas Mulheres para os Mais Velhos”.

O Encontro inicia-se às 9h30 com a exibição do documentário “Entrelinhas”, estando a abertura oficial do Encontro,marcado para as 10h, com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo.

O programa aborda os temas “Novos métodos para trabalhar com a comunidade sénior – Prescrição Social”, com Louíse Hoffmeister (Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa), e “Inovação Tecnológica”, com Pedro Rocha (Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar).

“Inovação e Ciência feita pelas mulheres para os mais velhos” será o mote para uma conversa sobre a investigação e criação no Laboratório do Envelhecimento com Joana Portugal (Cooperativa Aproximar – Amadora), Ana Veloso (Universidade de Aveiro), Susana António (Projeto “A Avó Veio Trabalhar”) e Rosângela Sousa (Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria do Centro de Saúde de Ílhavo). A moderação será de Sara Guerra (Universidade de Aveiro).

Seguir-se-á o debate “O presente e o futuro das políticas públicas no envelhecimento” com Alexandra Rodrigues (Diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDRC) e Luís Jacob (Presidente da Rede Universidades Seniores), moderado por Mariana Ramos (Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo).

Durante a tarde, há oficinas práticas para trabalho, com distribuição por grupos, em torno das seguintes temáticas :“Plantar e estimular os mais velhos”, com Élia Maricato (Associação BioLiving); “Como criar uma Comissão de Proteção ao Idoso?”, com Daniela Oliveira e Ana Mota (Comissão de Proteção ao Idoso de Penafiel); “Como implementar um curso de prevenção de quedas?”, com Mónica Santos (Unidade de Cuidados na Comunidade “Laços Mar e Ria”); “Como pedir o estatuto do cuidador informal”, com Raquel Neves e Catarina Barradas (Associação de Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes de Aveiro);  “Que financiamento existe para os meus projetos sociais?”, com Andreia Dias (Cooperativa de Solidariedade Social e Educação de Vila Nova Gaia) e “Desenho empático e criativo de tecnologia digital para um envelhecimento ativo e saudável”, com Francisco Regalado (Universidade de Aveiro).

O encerramento será assinalado com o tema “Promovam a inovação nos projetos com os mais velhos!” com Alexandra Neves (Portugal Inovação Social).

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no Formulário online.

Posts relacionados