Scroll Top

ÍLHAVO LANÇA BALCÃO DA INCLUSÃO PARA ENVOLVER TODA A COMUNIDADE

DO OUTRO LADO

O Município de Ílhavo é, agora, ainda mais inclusivo, com a ativação de um Balcão de Inclusão, após a celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.).

A inauguração do Balcão da Inclusão decorreu na quarta-feira, dia 5 de abril, no Dia Internacional da Consciência, junto ao Centro de Religiosidade Marítima, em Ílhavo.

A abertura do evento esteve a cargo da Vereadora do pelouro Social, Saúde, Família e Voluntariado, Mariana Ramos, seguindo-se a assinatura do protocolo. Rodrigo Ramos, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, também marcaram presença nesta ação.

Esta inauguração assumiu-se como um evento de boas práticas na área da deficiência/incapacidade, e foi acompanhado por uma intérprete de língua gestual portuguesa.

Decorreu ainda uma aula de dança inclusiva, dinamizada pela CERCIAV (Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro) e a apresentação, pelo CASCI (Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo), do vídeo “Dança Inclusiva Âmago”, projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e pela Fundação Altice, com a participação do Grupo Fanf’Arte.

Em simultâneo, durante a manhã, decorreram no local várias oficinas, promovidas pela CERCIAV, terminando a inauguração com a degustação de vários produtos locais.

O Balcão da Inclusão funcionará no rés do chão da Câmara Municipal de Ílhavo, com atendimentos promovidos pela Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde (DDSS).

O atendimento poderá ser feito presencialmente ou por telefone, por escrito, por videochamada – mediante agendamento prévio, através do número 234 329 640 ou pelo e-mail ddss@cm-ilhavo.pt.

O Balcão da Inclusão tem como missão a informação e a mediação especializada e acessível na área da deficiência e/ou incapacidade. Para tal, disponibiliza informação sobre direitos e benefícios, de acordo com a legislação em vigor, bem como sobre os recursos existentes, procedendo ao respetivo encaminhamento e mediação/sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos.

Nesse sentido, intervém perante as seguintes áreas: acessibilidades, atendimento prioritário, Atestado Médico de Incapacidade Multiuso (AMIM), benefícios fiscais, educação e intervenção precoce, emprego e formação profissional, estacionamento e transportes, habitação, produtos de apoio e ajudas técnicas, prestações e respostas sociais existentes e saúde.

Esta resposta destina-se a pessoas com deficiência e/ou com incapacidade e respetivas famílias; técnicos e organizações que desenvolvam atividade na área da prevenção, habilitação, reabilitação e participação comunitária das pessoas com deficiência e/ou com incapacidade; e qualquer cidadão que intervenha direta ou indiretamente na área da deficiência e/ou incapacidade.

Posts relacionados