A exposição itinerante “Ditadura, Revolução, Democracia – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, inserida no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, foi inaugurada dia 26 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Coimbra, com a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Emílio Torrão, e do presidente do Município de Coimbra, José Manuel Silva. Dinamizada e gerida pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a exposição, adquirida pela CIM-RC para os 19 municípios, reúne informação sobre o Estado Novo, a Guerra Colonial, a Revolução, o processo de Descolonização e a instauração da Democracia.
A exposição, dinamizada e gerida pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, conta com o apoio de Pedro Maia, docente na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) na conceção gráfica, a coordenação científica de uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS-20) e o apoio institucional da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril.
A inauguração foi antecedida de uma conferência de imprensa onde estiveram presentes, além de José Manuel Silva e de Emílio Torrão, o coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes, António Cerdeira, a investigadora do CEIS20-UC, Clara Serrano, e a professora adjunta da ESEC, Sílvia Maria de Deus Espada. “Ditadura, Revolução, Democracia – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” é uma exposição que celebra os 50 anos do 25 de Abril, abrindo portas a um repositório de conteúdos e informação relativos às temáticas alusivas à data.
A mostra vai estar patente nos 19 municípios que integram a CIM-RC: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.
Na Biblioteca Municipal de Coimbra, a exposição, que vai estar patente na Sala do Catálogo, até 28 de abril, vai ser complementada com alguns registos (da palavra e da música) que a censura tentou silenciar durante o Estado Novo. Assim, a Biblioteca Municipal de Coimbra vai expor alguns ex-libris intitulados “Letras de Liberdade, com fotografias e publicações periódicas sobre o 25 de Abril do espólio da Biblioteca Municipal de Coimbra. A estes registos juntam-se, ainda, algumas das vozes que cantaram a liberdade: José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, José Fanha, José Jorge Letria, Samuel, Ondina, Manuel Corgas, Fernando Tordo, Tonicha, Maria da Glória, Luís Cília.