Scroll Top

EXECUTIVO DE COIMBRA VOTA MAIS 4 CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE OBRAS PARA FREGUESIAS NO VALOR DE 290 MIL EUROS 

DO OUTRO LADO

Na reunião do Executivo de segunda-feira, dia 4 de março, vão ser debatidos quatro processos de contratos interadministrativos de delegação de competências, referentes a obras para 2024 com as freguesias de Almalaguês, de Torres de Mondego, de São Martinho de Árvore e Lamarosa, e, por último, de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, no valor global de 290.354,52 euros. 

 

Em relação à União das Freguesias (UF) de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, para 2024, foram inscritas quatro obras, no valor total de 129.626,55 euros. A primeira, é um conjunto de empreitadas de repavimentação, nomeadamente na Rua da Sujeira, em Bencanta, na Rua da Chavinha, em Casas Novas, na Rua Boca dos Barreiros e Rua da Escola, na Póvoa, com o montante de 28 mil euros. Outra trata-se da segunda fase da repavimentação da Rua Américo Dinis, em Casas Novas, com o valor de 35 mil euros. A terceira passa, também, por uma repavimentação, desta feita de um troço da Estrada do Espírito Santo, nos Covões, com um montante de 25 mil euros. A última é a conclusão da construção de ossários e columbários no Cemitério de São Martinho do Bispo, orçada em 41.626,55 euros.

 

Já a UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa inscreveu três obras para este ano, no valor total de 55.259,79 euros, designadamente a terceira fase da obra de requalificação e de ampliação da sede da UF e extensão de saúde de Ardazubre, no valor de 25.259,79 euros. Esta intervenção vai dar continuidade à empreitada de 2022 e 2023, que procura dotar a extensão de saúde de condições para dar cumprimento à legislação em vigor, nomeadamente em termos de instalações sanitárias para os profissionais de saúde, gabinetes de enfermagem, gabinetes médicos, local adequado para resíduos biológicos, uma copa para funcionários e a criação de circuito de circulação, onde não haja cruzamento entre profissionais de saúde e utentes. A segunda obra prevista, no valor de 15 mil euros, prende-se com a construção de várias lombas em betuminoso nas localidades de Sandelgas, Andorinha, Casal das Figueiras e Ardazubre, de forma a baixar a velocidade de circulação. A terceira empreitada é a requalificação do Parque Desportivo de São Martinho de Árvore, também com um custo de 15 mil euros. O objetivo é criar várias áreas para atividades recreativas. Hoje, o parque desportivo e o espaço envolvente encontram-se sem qualquer tipo de utilização, sendo intenção da UF dotar o espaço com melhores condições para motivar a população residente e visitantes a desfrutar de uma área revitalizada com zonas de lazer e desporto. 

 

A Junta de Freguesia de Almalaguês inscreveu, para este ano, a empreitada de alargamento da curva da Estrada Nova e construção de um equipamento de apoio à Freguesia, no valor de 58.338,51 euros. Consiste no alargamento da curva junto ao edifício da sede da Junta de Freguesia e na parcela sobrante construir um edifício para apoio à Junta. O espaço, que atualmente se encontra murado, com um edifício em ruínas e com algumas árvores de fruto, foi adquirido pelo Município com o propósito de alargamento da curva.

 

Por sua vez, a Junta de Freguesia de Torres do Mondego tem inscrita a obra de construção do estaleiro da Junta, com um orçamento previsto de 47.129,67 euros. A obra, na Rua do Centro Social, tem como objetivo a construção de um estaleiro de apoio à Junta de Freguesia que, atualmente, não dispõe de um espaço coberto para estacionar máquinas, veículos e para armazenar de materiais e ferramentas.

 

O montante global para as quatro freguesias, relativas às obras para 2024, é, assim, de 290.354,52 euros, sendo que, na reunião de Câmara de 19 de fevereiro, foram aprovadas propostas de contratos de delegação de competências para obras a realizar em 2024 com sete Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia: UF de Assafarge e Antanhol, Ceira, Cernache, Santo António dos Olivais, São João do Campo, São Silvestre e UF de Antuzede e Vil de Matos, no montante global de 601.198,87 euros.

 

Recorde-se ainda que, na reunião do Executivo de 5 de fevereiro, foi aprovada uma proposta de Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências relativas ao ano de 2024, no que concerne ao apoio ao funcionamento das Freguesias e UF do concelho, no montante total de 935 mil euros, distribuídos pelas 18 Freguesias/UF.

Posts relacionados