Na área do Desporto, o Executivo aprovou, na reunião de Câmara de dia 5 de fevereiro, apoios de 36.733,98 euros, entre transferências financeiras e isenções de taxas, à Associação Distrital de Judo de Coimbra, à Associação Académica, à Associação de Ginástica do Centro, ao Centro Social São João, ao Sport Clube Conimbricense e à Associação de Basquetebol de Coimbra para a realização e participação em eventos desportivos.
O Executivo aprovou o apoio de dois mil euros à Associação Distrital de Judo de Coimbra para a organização do Campeonato Zonal de Juniores e Open de Coimbra e VII Taça António Lopes Aleixo, que decorrerão, respetivamente, nos dias 17 de fevereiro e 15 de junho, e, ainda, a isenção do pagamento de taxas de utilização do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, no valor de 2.112 euros, relativa à ocupação integral do espaço, nos dias dos eventos.
O Campeonato Zonal de Juniores abarca atletas na faixa etária compreendida entre os 18 e os 20 anos. Nesta prova, para além de estar em disputa o título de campeão da zona Centro, da prova sairão os atletas que se irão apurar para campeonato nacional da modalidade. Irão estar presentes praticantes das Associações de Judo de Coimbra, Leiria e Santarém, prevendo-se que o número de atletas ultrapasse os 100. O Open de Coimbra é uma prova destinada ao escalão de iniciados e juvenis, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos. Esta prova, já de carácter nacional, (continente e ilhas) é previsível que traga à cidade mais de 300 atletas.
Foi, também, aprovada a isenção de taxas, no valor de 852,39 euros, à Associação Académica de Coimbra, relativa à cedência de uma ambulância e respetivos operacionais para apoio à realização da 2ª Jornada Concentrada de Futebol Masculino, inseridas na Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), que vai decorrer a 14 e 15 de fevereiro. Considera-se, na informação técnica, o evento de relevante interesse do ponto de vista desportivo, económico e social “consubstanciado na presença de centenas de atletas provenientes de outras universidades e politécnicos do país, bem como todo o movimento estudantil inerente à competição, continuando a promover, desta forma, a relação umbilical entre o Município de Coimbra e a sua Academia”.
Outro processo aprovado diz respeito à atribuição de apoio financeiro, no valor de três mil euros, à Associação de Ginástica do Centro para organização da Assembleia Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Ginástica, da Taça de Portugal de Aeróbica e do Campeonato Nacional 1ª Divisão de Ginástica Rítmica e, ainda, a aprovação da isenção do pagamento de taxas de utilização do Pavilhão Municipal Mário Mexia, no valor de 4.224 euros, relativos à ocupação integral do espaço, nos próximos dias 2 e 3 de março e 20 e 21 de abril.
Na reunião foi, ainda, aprovada a isenção de taxas, no valor de 855,59 euros, relativo ao apoio do Município à Prova de Remo, no âmbito do Campeonato Regional de Fundo, organizada pela secção de Desportos Náuticos da AAC, no próximo dia 24 de fevereiro, das 9h00 às 13h00, entre a Praia Fluvial do Rebolim e a Ponte do Açude, em parceria com a Associação de Remo da Beira Litoral. A Câmara vai também apoiar este evento através da disponibilização de uma embarcação dos Sapadores de Coimbra, com respetiva tripulação, e uma ambulância, das 8h00 às 13h30, no próximo dia 24.
O Executivo aprovou, também, atribuir 7.500 euros ao Centro Social São João para apoiar a participação das equipas de seniores masculina, a disputar a 3 Divisão Nacional, e das equipas juniores, juvenis e iniciados masculinas, a disputar os Campeonatos Nacionais de Futsal da 1ª Divisão. Foi, ainda, deliberado o apoio de dois mil euros ao Sport Clube Conimbricense para a participação no evento denominado “Open da Eslováquia”, na modalidade de Showdown (modalidade semelhante ao ténis de mesa) para cegos, que se realizará nos dias 14 a 18 de fevereiro.
Por fim, foi aprovado o apoio três mil euros à Associação de Basquetebol de Coimbra de Coimbra para a organização do Clinic de Treinadores, Torneio de Seleções Distritais e All Start de Formação, bem como a isenção do pagamento de taxas de utilização do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, no valor de 11.190 euros, relativos à ocupação integral do espaço, nos dias 11 de fevereiro, 13 de fevereiro e data a definir em junho.