Scroll Top

ESPECIALISTAS MUNDIAIS DO SETOR DOS VINHOS REUNIDOS DURANTE TRÊS DIAS NO CENTRO DE PORTUGAL 

DO OUTRO LADO

Anabela Freitasvice-presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou, no passado dia 7 de novembro, a importância de atrair para a região eventos como o encontro “Wine Future”, cuja edição decorreu entre os dias 7 e 9 de novembro no Convento São Francisco, em Coimbra.

“O ‘Wine Future’ é um evento que tem projeção internacional e que traz participantes de todo o mundo. O facto de ter escolhido Coimbra para a realização da sua quarta edição é muito importante para a região Centro de Portugal. Por um lado, é uma montra privilegiada para os nossos produtores e para os vinhos portugueses, em particular para os vinhos das 5 Comissões Vitivinícolas da região. Por outro, é uma forma de divulgarmos o nosso território a nível internacional, servindo como aperitivo para o muito que o Centro de Portugal tem para mostrar. O enoturismo e a gastronomia são produtos agregadores na estratégia da Turismo Centro de Portugal e envolvem todas as 8 Comunidades Intermunicipais da região, constituindo um foco de atração de visitantes”, sublinha Anabela Freitas.

A vice-presidente da Turismo Centro de Portugal foi uma das intervenientes na sessão de abertura do certame, ao lado de Pancho Campo, fundador do Wine Future, Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Jorge Brandão, vogal da comissão diretiva do Programa Operacional Regional do Centro. Na sua intervenção, Anabela Freitas destacou os desafios que a produção de vinhos enfrenta aos dias de hoje, nomeadamente a captação de novos públicos e as alterações climáticas.

À tarde, Jorge Sampaio, Vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, participou num painel intitulado “Evolução do Enoturismo – Da Adega aos Tours Virtuais”, juntamente com Adrian Bridge (CEO do grupo The Fladgate Partnership e do The Yeatman Hotel), Catherine Leparmentier (diretora da Great Wine Capitals) e Marisah Nieuwoudt (Wine Tourism Manager da South Africa Wines).

O “Wine Future” é um evento internacional sobre as múltiplas vertentes do setor dos vinhos. A Turismo Centro de Portugal é parceira institucional do certame, estando presente com um espaço de mostra e degustação dos vinhos da região, além de disponibilizar informação turística sobre o território.

Entre 7 e 9 de novembro, os protagonistas globais da área dos vinhos analisaram e debateram os desafios que o setor enfrenta a nível mundial, como os novos consumidores, as inovações, a economia e o marketing. O economista Christopher Pissarides, Prémio Nobel da Economia, em 2020, foi um dos muitos oradores, com uma intervenção sobre os desafios da economia mundial, nomeadamente da Inteligência Artificial.

A Wine Future foi organizada pela Wines of Portugal e pela Chrand Events USA e co-organizada pelo Programa Centro 2020.

Posts relacionados