Scroll Top

ENTREVISTA A MAGUI MATEUS: “HÁ PESSOAS QUE SEGUEM O MEU PERCURSO DESDE O INÍCIO DA MINHA CARREIRA E ME DÃO FORÇA PARA NÃO DESISTIR”

ENTREVISTAS

Magui Mateus nasceu em Vagos e é cantora. Tem formação em teatro e tem uma prioridade na vida: a família.

 

Começaste pelo teatro. Tens mesmo formação nessa área. O teatro pertence a outra vida?

O meio do espetáculo sempre me fascinou desde bem cedo. Sim a minha formação é Teatro, quando terminei o 12 ano ingressei no Instituto de Artes e Espetáculo em Lisboa, após dois anos fiz 1 ano de Produção de Espetáculos, entretanto comecei a frequentar outro curso de Formação de Atores na Universidade Moderna de Lisboa com Tozé Martinho, Rosa Lobato de Faria, entre outros. Ao mesmo tempo ia fazendo algumas aparições em novelas como figuração e algumas já com texto figuração especial. Mas como sempre fui ligada à minha família após terminar os cursos voltei para Vagos. Passado algum tempo de perder o meu avô materno, escrevi uma peça dedicada a ele “ESPELHO D’ALMA e juntamente com 3 amigos atores criámos a companhia UTOPIA, apresentámos em algumas salas do país, nomeadamente nos Institutos da juventude de Aveiro e Lisboa. Resumidamente, na peça de teatro a atriz principal NINA, sonhava cantar. Fui a coautora da Música do final da peça. “QUERO BRILHAR QUERO SER A TUA ESTRELA. “Está disponível no Youtube. E aí é que tudo começou o intensificar do gosto pela Música, em 2003 enviei para algumas produtoras e chamaram me para posteriormente gravar um trabalho discográfico. O teatro e tv ficaram para trás não participei mais em castings nem frequentei mais formações, pois gostava de estar perto da família e sabemos que em Lisboa as oportunidades são sempre mais, mas não fiquei. É aqui que me sinto bem. Ainda me lembro que no curso de teatro tínhamos a disciplina de técnica Vocal, dicção toda a envolvência e aperfeiçoamento da voz com o Tenor do Teatro S. Carlos João Costa Campos e com a Cantora Lírica Lucília São Lourenço ambos contribuíram para me apaixonar ainda mais pelo canto. A poetisa, atriz e autora Rosa Lobato de Faria lecionava poesia, permitia que a nossa imaginação se inspirasse na poesia. Guardo na memória um conselho e um abraço apertadinho que me deu, após uma desilusão que tive quando fui escolhida num casting e depois negaram mais tarde… seguir em frente é o caminho mais oportunidades vêm….

 

Na música, vais estando aqui e ali, vais cantando. Mas, achas que já conseguiste um lugar certo neste mundo musical ou estás apenas a trabalhar para isso?

Desde bem novinha sempre fui muito focada e quando sonhava em conseguir algo tinha de o conseguir. Hoje em dia sou igual, mas mais calma deixei de ser obstinada …o que tenho que fazer…o que tenho que conseguir encaro de outra forma! Vou realizando…e o importante é ir concretizando. É estar e fazer. As minhas prioridades mudaram. Antes não me importava de fazer 600km para ir cantar proporcionalmente… viajava para todo o lado uma grande parte das vezes sozinha, não me importava de sair do Algarve por exemplo 3 da manhã vir para outra atuação diretamente e assim vários dias seguidos … eu e Deus no meu caminho sempre comigo.

 

Achas que tens já um público certo e que te aplaude?

Posso dizer que sim tenho algumas pessoas que seguem o meu percurso desde o meu início de carreira que me apoiam mandam mensagens que me dão força para não desistir. No meio musical a nível de empresários (alguns mais que outros), conhecem o meu trabalho, o meu percurso enquanto Artista.

 

Que esperas deste meio para ti?

Iria estar a mentir se não dissesse que o objetivo de qualquer músico ou artista é pelo menos que seja reconhecido com uma música. A tal música que o identifica. No meu caso pessoal tive uma primeira música com o primeiro álbum “ESTOU À ESPERA” Apresentei essa música dezenas de vezes nos programas de tv, foi uma promoção extraordinária que havia semanas que ia todos os dias cantar o tema foi em 2003/2004 na RTP, na SIC, na TVI. Inclusive NATAL DOS HOSPITAIS. No momento identificaram me realmente à canção, mas foi uma época. Depois rescindi com a editora e continuei a minha jornada por conta própria ao nível promocional houve de facto uma grande quebra, as aparições na tv deixaram de ser assíduas, em contrapartida ao nível de gosto pessoal, de opinião e financeiro foi mais vantajoso. Entretanto tive a sorte de conhecer o meu marido que é músico desde bem jovem com formação no conservatório e unimo-nos no nosso projeto. Temos dois projetos musicais. LM (para baile) e MÁLÀCHIK (originais) É muito mais satisfatório neste momento para mim. Com este projeto MÁLÀCHIK concretizei um desejo antigo de fazer um videoclip na qual criei a história, com realização de Paula Soares. Neste projeto dou-me a liberdade de dar asas à imaginação e trazer ritmos modernos e criar o que gosto. Apesar de adorar baladas. VENGADORA, é o nome do Single com produção de Marco Rafeiro. Este tema por coincidência foi escolhido para uma peça de teatro espanhola “Las Vengadoras” o tema está em todas as plataformas digitais e neste momento está em digressão por várias salas de Espanha com a peça. 

 

Queres referir alguém que é imprescindível na tua carreira?

Imprescindível claro que tenho. Os meus Pais. Os meus Pais são o início de tudo. São o meu maior exemplo como pessoas como seres humanos. Desde sempre tiveram a coragem de me apoiar; em momento algum me cortaram as asas, sempre me deram força e apoio sempre acreditaram em mim e acreditam ainda hoje (com alguma dificuldade do meu pai pela idade), quando estou perto estão sempre na front line. São o meu porto de abrigo, porto seguro, os meus verdadeiros amigos. Desde os 16 anos no meu primeiro curso de Modelo Fotográfico no Porto que me apoiam incondicionalmente. Agradeço-lhes por tudo. O meu marido Luís André é sem dúvida outra pessoa imprescindível pois surgiu da sua

Ideia a criação do grupo LM. Juntamos o útil ao agradável no trabalho, separamos bem as situações, a sua extrema exigência ajuda-me a melhorar. As nossas filhas já estão a crescer e adoram acompanha- nos. Essa sim é a minha prioridade. A minha família.

Posts relacionados