Scroll Top

ENCONTRO EUROPEU DE LÍNGUAS DECORRE EM COIMBRA

DO OUTRO LADO

De 24 a 26 de setembro decorre em Coimbra o principal evento comemorativo do Dia Europeu das Línguas em Portugal, organizado pela Comissão Europeia (Representação em Portugal e Direção-Geral da Tradução) em parceria com o EUROPE DIRECT Região de Coimbra e Região de Leiria, o Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu e o Município de Coimbra. O evento com várias atividades institucionais e lúdicas vai decorrer na margem esquerda do Parque Verde do Mondego. 

A partir do próximo sábado, dia 24 de setembro, e até segunda-feira, dia 26 de setembro, a margem esquerda do Parque Verde vai acolher o Encontro Europeu de Línguas. O evento vai contar com stands informativos de várias entidades, mas também espetáculos musicais, teatro, jogos, leituras multilingues, exposições e ainda um workshop de Língua Gestual Portuguesa. A iniciativa conta, ainda, com a presença de representantes da Comissão Europeia em Portugal.

O objetivo deste evento é, à semelhança de edições anteriores, reforçar a diversidade cultural e linguística da Europa e a celebração do mote oficial da União Europeia: “Unida na diversidade”. A vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz destaca que “relembrar a importância da comunicação e do multilinguismo num contexto de enorme diversidade torna-se cada vez mais necessário na atualidade”. “Nesta edição, Coimbra entendeu incluir a língua gestual portuguesa no programa, pois, ao contrário do que muitos pensam, a língua gestual não é universal e difere entre os diversos países e este encontro será uma oportunidade para valorizar e reconhecer a importância da formação linguística como um inegável mecanismo de educação e de coesão social”, acrescenta a vereadora.

O dia 26 é a data oficial da celebração, mas as comemorações estendem-se por três dias, com atividades para famílias, escolas, associações, para que todos possam conhecer e entender a importância das línguas. 

Assim, o evento conta duas sessões de abertura distintas: no dia 24, realiza-se o arranque oficial das atividades com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e depois, no dia 26, decorre uma sessão institucional para assinalar a data formal da comemoração, em que vai estar presente a vereadora Ana Cortez Vaz.

Como uma cidade de pontes, o Município de Coimbra convida todos os cidadãos e entidades do concelho e da Região a descobrir as atividades do Encontro Europeu de Línguas em Coimbra, no Parque Verde do Mondego, de sexta a segunda-feira.

Posts relacionados