O Dia Internacional da Juventude comemora-se na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, e, como é já habitual, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através da Divisão de Juventude, preparou um conjunto de atividades para assinalar esta data, que vão decorrer na Praia Fluvial do Rebolim. Durante o dia, entre outros momentos, vão ter lugar ações de sensibilização com o mote “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”, tema escolhido pelas Nações Unidas para as comemorações deste ano.
Da parte da manhã, das 10h00 às 13h00, vão realizar-se várias demonstrações e iniciações a diferentes modalidades, tais como stand up paddle, organizadas pela Coimbra Stand Up Paddle, canoagem, pelo Clube Fluvial de Coimbra, e golfe, promovidas pela Quinta das Lágrimas Clube de Golfe. Está, ainda, previsto o desenvolvimento de uma campanha de prevenção da exposição solar excessiva e de promoção da saúde e da segurança de crianças e jovens – PROJETO DE VERÃO “#OMeuSol vive + o Verão”, da responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra.
À tarde, das 14h30 às 17h00, vai haver uma ação de sensibilização, a cargo do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da CM de Coimbra, e das 15h00 às 16h00, uma demonstração e iniciação à prática de rugby, promovida pelo Rugby Agrária de Coimbra. Em simultâneo, diversas associações juvenis vão apresentar as suas atividades junto ao Mondego.
O tema das comemorações de 2024, definido pelas Nações Unidas, é “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável” e abre espaço para atividades que valorizem a consciência de que é necessário aproveitar o potencial da transformação digital e o seu profundo impacto global nas dimensões económica, social e ambiental.
Neste sentido, o objetivo principal da comemoração deste dia passa por promover um conjunto de iniciativas lúdicas, desportivas e informativas, proporcionando formação aos utilizadores jovens da Praia do Rebolim, em “ambiente não formal”, nas áreas do ambiente, do desporto, da saúde, da reciclagem e da transformação digital. Uma forma de cumprir não só a orientação do tema definido pelas Nações Unidas para o dia, mas de também ir ao encontro das diretrizes definidas no II Plano Nacional para a Juventude.