Até ao final do mês, as cerca de 300 crianças dos Jardins de Infância (JI´s) da rede pública do concelho de Montemor-o-Velho vão aprender, divertir-se e brincar no Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. No dia 14 de novembro, o primeiro grupo de 40 meninos e meninas usufruiu da experiência promovida pelo Município de Montemor-o-Velho que garantiu transporte gratuito e uma manhã cheia de risos, gargalhadas e muito deslumbramento.
“Os sorrisos e os olhares de descoberta que vemos surgir no rosto das crianças são verdadeiramente inspiradores e motivam-nos a continuar a desenvolver o projeto educativo municipal dando aos meninos e meninas dos nossos JI´s a oportunidade de crescer e de terem experiências que lhes agucem a curiosidade e desenvolvam a capacidade crítica e criativa”, avançou Diana Andrade, vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no decorrer da visita ao Exploratório.
Ao percorrem o labirinto, os mais pequenos descobriram quantas cores tem uma sombra ou que sons brilham no escuro; e na Hora K´nex, usaram a criatividade e destreza manual para dar forma a modelos de máquinas e objetos do quotidiano.
Ainda durante as atividades propostas, as crianças participaram na explorastórias, onde puderam descortinar a ciência por detrás das histórias infantis ou ver, bem de perto, um berçário com pintainhos e o processo de gestação das galinhas.
Na visita ao Exploratório as crianças viveram um surpreendente momento didático imersivo com o Hemispherium, onde foram projetados a 260º os filmes “Animais Nossos Amigos” ou “A menina que caminhava ao contrário”.