O Festival da Sardinha regressa ao relvado da Costa Nova do Prado, no Município de Ílhavo, de 18 a 21 de julho. Durante quatro dias, ao almoço e ao jantar, serve-se o mais simples e o mais tradicional prato português de verão – a sardinha assada na brasa.
Para o efeito, será instalada no relvado da Costa Nova uma tenda gigante, onde se estimam servir, aproximadamente, cinco mil refeições, num total de cerca de uma tonelada de sardinhas.
Esta é uma festa onde a comunidade piscatória é anfitriã, colocando todo o seu saber gastronómico na preparação deste peixe identitário da região e do país. Aqui partilha-se não só a melhor sardinha grelhada, mas também as suas histórias em torno da faina.
O Festival da Sardinha acontece nesta época do ano, em que sardinha, do ponto de vista nutricional, apresenta maior teor de ácidos gordos polinsaturados, ómega-3, vitamina D e A, o que significa que estamos a tirar partido de melhores sardinhas e a respeitar a sazonalidade desta espécie.
Esta é uma iniciativa organizada pela Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro com o apoio do Município de Ílhavo.
O Festival da Sardinha abre ao almoço, entre as 12 e as 15 horas, e ao jantar, entre as 19 e as 23 horas.