Scroll Top

CONCERTOS DAS FESTAS DA CIDADE DE COIMBRA 2024 ATRAÍRAM MAIS DE 50 MIL PESSOAS 

DO OUTRO LADO

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2024 atraíram mais de 50 mil pessoas aos cinco concertos que tiveram como palcos o Jardim da Sereia e o Parque Verde do Mondego. A elevada adesão estendeu-se a outros momentos do programa, tais como os espetáculos piromusicais nas margens do rio Mondego, os concertos na Feira Popular de Coimbra ou as tão aguardadas procissões da Rainha Santa Isabel. 

 

Coimbra esteve em celebrações durante 11 dias, de 4 a 14 de julho, com as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel. A programação integrou 177 iniciativas, congregando espaços emblemáticos e patrimoniais, projetos artísticos, culturais e desportivos, e homenageando, desta forma, a cidade e os seus habitantes. A grande novidade deste ano foi o formato do evento, com uma clara aposta em novos locais da cidade. Ao icónico Jardim da Sereia juntaram-se os palcos do Parque Verde do Mondego (margem direita), da Feira Popular e da Sé Nova.

 

O programa teve início no Dia da Cidade, 4 de julho, com lotação esgotada no Jardim da Sereia para o concerto que juntou em palco o conimbricense Tiago Bettencourt e a Orquestra Clássica do Centro. Por este espaço emblemático passaram ainda, sempre com elevada adesão do público, Dino D’Santiago e Kátia Guerreiro, respetivamente nos dias 5 e 6 de julho. Já a Sé Nova foi palco da homenagem ao fado de Coimbra, com a Serenata dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, que juntou 27 músicos em palco.

 

Os concertos estenderam-se à Feira Popular de Coimbra, com a atuação de um conjunto de bandas e artistas da cidade como Tiago Silva, Não há 2 sem 3, Remember e Ús Sai de Gatas, evidenciando-se, assim, a clara aposta do executivo municipal nos projetos artísticos locais.

 

A fechar o programa musical, o palco instalado na margem direita do rio Mondego recebeu os concertos dos D.A.M.A. e d’Os Quatro e Meia, nos dias 12 e 13 de julho, com a banda de Coimbra a proporcionar a maior enchente das Festas da Cidade 2024.

 

A programação das Festas da Cidade de Coimbra integrou, este ano, muitas outras iniciativas de relevo, como o Festival de Música de Rua – Baixa O Som, a Feira Popular, a Feira de Artesanato Urbano, o Festival de Insufláveis, dois espetáculos de fogo de artifício, iluminação festiva e, como não podia deixar de ser, as cerimónias oficiais comemorativas do Dia da Cidade de Coimbra. 

 

Na componente religiosa, a devoção à Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade, ficou marcada pelas duas tão aguardadas e imponentes procissões nos dias 11 de julho (Procissão da Penitência) e 14 de julho (Procissão Solene), que atraíram milhares de pessoas. 

Posts relacionados