Scroll Top

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA EXPLICADA NO SEIXO DE GATÕES 

DO OUTRO LADO

“Esta sessão pretende apresentar a estratégia municipal referente aos biorresíduos, nomeadamente as soluções que dizem respeito à compostagem doméstica, que permitem simultaneamente valorizar recursos e combater o desperdício”, referiu o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, na sessão de dia 19 de junho, no Centro Cultural de Seixo de Gatões.

Na primeira sessão de formação e capacitação sobre as três soluções em implementação no concelho que permitem separar e transformar os resíduos orgânicos, José Veríssimo, na companhia de João Paulo Ângelo, presidente da Junta de Freguesia do Seixo de Gatões, apelou aos presentes para que “passem a palavra, incentivem os vossos vizinhos e amigos a incorporar, no dia a dia, comportamentos mais amigos do Ambiente. O aproveitamento e valorização dos recursos tem vantagens para todos nós, que podem ir desde a redução dos custos de gestão de resíduos até à obtenção de um fertilizante de qualidade para o nosso jardim e quintal, promovendo uma melhor economia circular”.

A recolha de Biorresíduos, dedicada aos restos alimentares e direcionada para quem não tem jardim e/ou quintal, a recolha de resíduos verdes ou a compostagem doméstica, com recurso a um compostor a ser colocado no jardim ou no quintal, foram as três soluções apresentadas à população na sessão informativa.

Recorda-se que campanha “Compostagem em MOVimento” está a distribuir gratuitamente 600 compostores domésticos aos interessados.

No que diz respeito aos biorresíduos, o Município de Montemor-o-Velho está a desenvolver em todo o concelho uma campanha porta-a-porta com a distribuição de baldes de 10L, para o setor doméstico, e o cartão de acesso condicionado ao contentor castanho colocado na rua, bem como o saco para recolha de resíduos verdes para todos os interessados. Este serviço de valorização de biorresíduos (contentores castanhos) está previsto entrar em funcionamento no dia 1 de julho.

No sábado, dia 22, houve outra sessão de esclarecimento no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira.

Atualmente estão em implementação os seguintes projetos municipais: “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos – Da Terra à Terra – Fazer Composto é de Bom Gosto, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), e a “Compostagem em MOVimento”, cofinanciado pelo Fundo Ambiental.

Posts relacionados