Scroll Top

COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DE TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES POR VIA MARÍTIMA – OPERAÇÃO “TORO” 

atualidade

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao tráfico de Estupefacientes e com o apoio do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, realizou, nos últimos dias, uma operação policial, que levou ao desmantelamento de um grupo criminoso dedicado à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu, e na qual foram detidos quatro homens e apreendidos um total de 251 quilos de cocaína.

A droga, transportada em dois contentores marítimos que entraram em território nacional através do Porto de Setúbal, encontrava-se escondida em orifícios localizados na estrutura de madeira das paletes de carga que acondicionavam um carregamento de ananases, proveniente de um país da América Latina.

Segundo a investigação apurou, os contentores foram posteriormente transportados até um armazém na zona centro do país onde a droga seria retirada das paletes para depois seguir, ao que tudo indica, para Espanha.

A investigação em curso iniciou-se na sequência de troca de informação no quadro do Global Drug Intelligence Network, um projeto-piloto financiado pela União Europeia de que a Polícia Judiciária faz parte e que visa reforçar e tornar mais ágil o intercâmbio de informação operacional entre diversos países no domínio do combate ao tráfico de estupefacientes em larga escala.

Para além da droga, procedeu-se ainda à apreensão de vários telemóveis, diversa documentação com relevância probatória e duas viaturas, uma delas comercial com um compartimento especialmente criado para o transporte dissimulado de droga.

Os detidos, todos estrangeiros e com idades compreendidas entre os 33 e os 52 anos de idade, irão ser apresentados à autoridade judiciária competente para efeitos de primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coação. 

As investigações prosseguem.

Posts relacionados