O projeto piloto Vision Surveyor, da empresa Bluecover Technologies, foi testado, recentemente, em Coimbra, no âmbito do #CoimbraCityLab, uma iniciativa da Câmara Municipal. A solução tecnológica testada pretende detetar e inventariar, automaticamente, ativos em rodovias (como sinais de trânsito, luminosos ou ecopontos, por exemplo), assim como realizar o seu mapeamento geográfico. O projeto utiliza câmaras com localização GPS instaladas em viaturas e faz a pesquisa de objetos, utilizando modelos de Inteligência Artificial treinados para o efeito.
O teste foi realizado em diversas vias do concelho, com o apoio dos serviços municipais, tendo sido possível proceder ao mapeamento de sinais de trânsito e ecopontos. Com a experimentação em ambiente real foi possível validar necessidades ou potenciais problemas no levantamento topográfico, usando para o efeito a deteção de objetos através de câmaras com localização GPS. Foi, ainda, possível fortalecer a maturidade do produto e identificar oportunidades de negócio. Esta solução visa contribuir para uma maior eficiência e sustentabilidade na manutenção e gestão de infraestruturas e equipamentos urbanos.
“A Bluecover está a desenvolver um produto de visão computacional com base em Inteligência Artificial”, afirma o responsável pelo projeto, Nuno Duro. “Precisando de demonstrar a mais-valia do produto para municípios, encontrámos no #CoimbraCityLab, em articulação com o IPN, uma resposta muito rápida, com o levantamento de necessidades junto dos serviços municipais e a disponibilidade de realizar a experimentação da solução, para validação do produto”, acrescenta Nuno Duro, descrevendo a sua experiência no #CoimbraCityLab.
O #CoimbraCityLab é uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra para apoio ao desenvolvimento e à experimentação de ideias e projetos inovadores e sustentáveis de base tecnológica, em ambiente real. A iniciativa #CoimbraCityLab destina-se a todas as pessoas singulares e pessoas coletivas, de direito público ou privado, no âmbito dos projetos de soluções tecnológicas que se enquadrem nos objetivos e requisitos previstos no regulamento.