O Mercado Municipal D. Pedro V vai acolher, nos próximos dias 20 e 21 de abril, a iniciativa Coimbra Hype Market, promovida pela empresa Renasceia, concessionária dos espaço de restauração do mercado, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra. Trata-se, pois, de um mercado urbano que pretende dar oportunidade aos artistas e empreendedores de apresentarem os seus trabalhos nas mais diversas áreas criativas. A proposta vai à próxima reunião do executivo municipal, que vai votar a abertura, a título excecional, dos pisos 1 e 2 do Mercado Municipal, no domingo, 21 de abril, entre as 9h00 e as 18h00.
A iniciativa vai reunir criativos de várias áreas do artesanato, bijuteria, pintura e moda no espaço do mercado, que vai acolher também atividades para toda a família, sem sair do registo de evento artesanal. Além das tradicionais bancas dos expositores, está igualmente prevista a realização de workshops, demonstrações, atividades e zona de animação infantil, música ao vivo e atuação de DJ’s. Nesta edição, estão previstos mais de 30 expositores.
Esta é uma iniciativa que usualmente gera interesse nos utilizadores do mercado e servirá, ainda, para captar novos públicos, sobretudo os mais jovens, com um programa de animação que promete captar a atenção do público.
A empresa Renasceia assume a responsabilidade do funcionamento do mercado durante os dias em que decorre o evento, sendo que cabe à Câmara Municipal reforçar, no domingo, a vigilância das instalações e as tarefas de limpeza do espaço, incluindo instalações sanitárias. De acordo com a informação técnica, deverá, ainda, ser salvaguardada a livre circulação de pessoas e bens, de forma que, em caso de emergência, não seja posta em causa a segurança da circulação pedonal, nem danificado o espaço e estruturas do edifício.