Scroll Top

COIMBRA COMEMORA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE DE 17 A 22 DE SETEMBRO

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se novamente à Semana Europeia da Mobilidade, que se comemora de 17 a 22 de setembro. O tema da edição deste ano é “Melhores Conexões”, com o objetivo de promover uma maior consciencialização sobre mobilidade sustentável e, consequentemente, mudanças comportamentais. O programa inclui conversas e uma conferência, atividades desportivas e culturais, passeios de bicicleta, visita às obras do Sistema de Mobilidade do Mondego, uma viagem no Basófias, consignações de empreitadas e a inauguração de todo o percurso do requalificado Passeio Ribeirinho de Aeminium.

A Semana Europeia da Mobilidade 2022 vai ter, em Coimbra, um programa repleto de iniciativas promotoras da mobilidade sustentável, que impulsionem mudanças comportamentais, sob o tema “Melhores Ligações”. São seis dias, de 17 a 22 de setembro, dedicados à mobilidade, com atividades que pretendem, por um lado, promover a reflexão e a discussão sobre esta temática, e, por outro, a mudança de hábitos comportamentais em prol de uma mobilidade mais sustentável. 

O evento foi hoje apresentado, em conferência de imprensa, pela vereadora que detém o pelouro dos Transportes e Mobilidade, Ana Bastos. “Coimbra tem aderido, já há muitos anos, a esta iniciativa e não podíamos deixar de continuar a manter esta tradição, com um cartaz bastante rico e que abrange, de um modo geral, todos os dias”, afirmou a autarca, começando por agradecer “a colaboração de várias Divisões da Câmara Municipal e de várias entidades exteriores” na organização do evento.

‘Melhores Conexões’ é “um tema que no pós-pandemia faz todo o sentido, numa fase em que se quebraram as conexões e em que vivemos e trabalhamos de uma forma muito isolada, acrescentou Ana Bastos, referindo a importância de “debatermos a necessidade de vivermos cada vez mais conectados uns com os outros, de nos ligarmos. E a mobilidade não pode ser, naturalmente, alheia a esta grande chavão. Temos de ligar, promover esta interação entre as pessoas, os transportes públicos e outros modos de mobilidade na política geral de transportes”, afirmou a vereadora.

Ana Bastos referiu, ainda, que “o slogan continua a ser ‘Combina e move-te’”, que pretende passar a mensagem de que a mobilidade do futuro passa por “articular os vários modos de transporte oferecidos por cada um dos territórios” e lembrou que “em Coimbra, estamos numa fase de lançamento do Metro Bus, que será a espinha dorsal do novo sistema de transportes”. A vereadora prosseguiu o seu discurso com a apresentação do programa da Semana Europeia da Mobilidade.

No sábado, dia 17, a rua da Sofia vai estar encerrada ao trânsito automóvel, das 09h00 às 18h00, e a ponte de Santa Clara, das 14h00 às 18h00, para a realização de diversas atividades de animação urbana, cultural e desportiva, com esplanadas e insufláveis. Pelas 17h30, a vereadora Ana Bastos e João Bigotte vão estar à conversa na “Oficina de Soluções”, junto à Caixa Geral de Depósitos, com um grupo de jovens que vai refletir sobre os problemas da cidade, bem como as respetivas soluções, numa ação promovida pela Coimbra Coolectiva.

Já no domingo, dia 18, vai estar encerrada ao trânsito a avenida João das Regras, das 09h00 às 19h00, para a realização de diversas atividades culturais e desportivas, incluindo uma Feira de Artesanato Urbano. 

Na segunda-feira, é dia de visitar a obra do Sistema de Mobilidade do Mondego, entre o Areeiro e a Praça 25 de Abril (ponto de encontro), em Coimbra. A atividade, que tem início pelas 09h30, é destinada ao público em geral, sujeito a inscrição prévia através do e-mail semanadamobilidade22@cm-coimbra.pt.

Na terça-feira, dia 20, a autarquia vai promover uma visita explicativa das obras a decorrer ao longo das margens do rio Mondego. A bordo do Basófias, com início pelas 16h00, junto ao cais de embarque, o objetivo é dar uma explicação técnica dos trabalhos desenvolvidos aos participantes, que devem inscrever-se através do e-mail semanadamobilidade22@cm-coimbra.pt.

Já no dia 21, quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 14h30, vai realizar-se uma conferência que pretende discutir temas da atualidade da cidade. Estão previstas apresentações sobre os temas “Política de Mobilidade Sustentável do Município”, pela vereadora Ana Bastos; “Desenvolvimento da rede de ciclovias no espaço central”, pela técnica municipal Joana Sobral; “A cidade e as obras do Metrobus”, pelo diretor do Departamento de Espaço Público, Mobilidade e Trânsito da CM Coimbra, Miguel Santos Costa; “Apresentação da Plataforma WAZE – Coimbra”; e “Gestão de mobilidade “Cascais Próxima”, por Paulo Marques.

Por fim, no dia 22, vai decorrer a consignação da empreitada de construção de emissário na Avenida Aeminium das Águas do Centro Litoral e a abertura ao público do requalificado Passeio Ribeirinho de Aeminium, na margem direita do rio Mondego. O ponto de encontro será junto à estação ferroviária de Coimbra (Coimbra A ou Estação Nova), às 14h30.

Posts relacionados