A Câmara Municipal (CM) Coimbra assinou, no dia 18 de junho, em Salamanca, o convénio de cooperação territorial entre as instituições locais de Castela e Leão e a Região Centro de Portugal, que aprova o organismo de cooperação territorial “Rede de Cidades CENCYL”. Até junho de 2025, a presidência desta Rede de Cidades vai ser assumida por Salamanca, com o apoio de Coimbra, que ocupa neste período a vice-presidência. Já a partir de junho de 2025, Coimbra vai assumir a presidência da Rede CENCYL. O vereador do Ambiente da autarquia, Carlos Matias Lopes, representou o Município.
A rede tem como objetivo fomentar a cooperação e promover o desenvolvimento integral dos municípios cooperantes, tendo como eixos principais de atuação as áreas de ação climática, mitigação, adaptação e prevenção de riscos, sustentabilidade e resiliência urbana, desenvolvimento económico local e empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico, turismo e património, educação e cultura, acessibilidade, comunicação, transportes e logística, planificação territorial, equipamentos e serviços locais e governação para a cooperação.
De acordo com o vereador Carlos Matias Lopes, “Coimbra, nestes últimos dois anos, retomou a dinâmica da cooperação territorial com diversas cidades espanholas e portuguesas, que mobilizam mais de um milhão de pessoas neste território de cooperação, principalmente com projetos na área da ação climática”. “Com a assinatura deste convénio, Coimbra alicerça a sua participação na cooperação transfronteiriça, mobiliza novos financiamentos para projetos na área do ambiente e em outros domínios abrangidos pelo acordo e estabiliza uma relação inter-regional nacional e ibérica por mais 10 anos”, acrescenta o vereador.
As cidades parceiras renovam o seu compromisso subscrevendo um novo quadro de cooperação que identifica o Tratado entre o Reino de Espanha e a República Portuguesa relativo à cooperação transfronteiriça entre entidades e coletividades territoriais, de 3 de outubro de 2002 e o Convénio de Cooperação Transfronteiriça entre a Comunidade de Castela e Leão e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, de 18 de novembro de 2008, como o quadro estratégico de referência para a dinâmica da cooperação intermunicipal multilateral.
A Rede de Cidades CENCYL, uma das mais antigas redes europeias de cooperação transfronteiriça, é composta pelas cidades de Coimbra, Aveiro, Viseu, Figueira da Foz, Guarda, Almeida, Valladolid, Salamanca, Ciudad Rodrigo. Está em curso a adesão da cidade de Zamora.