Uma proposta de apoio municipal de 10 mil euros à Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) para a requalificação das infraestruturas desportivas, designadamente ginásio e piscina, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, no Vale das Flores, vai ser deliberado na reunião do Executivo Municipal de amanhã, 8 de julho. Pretende-se, com esta intervenção, a melhoria das condições de prática de atividade física e desportiva, em particular dos praticantes de Boccia, bem como colmatar algumas deficiências decorrentes da degradação ao longo dos anos.
O ginásio da APCC foi inaugurado em 1995 e dá resposta a mais de 140 pessoas com deficiência, semanalmente, com treinos de Boccia e preparação física para as modalidades de natação e tricicleta. Oferece, ainda, um conjunto de serviços e de respostas para pessoas portadoras de deficiência e respetivas famílias, havendo áreas, das suas instalações, mais degradadas devido a infiltrações com danos consideráveis ao nível do pavimento, facto que requer obras de requalificação.
Assim, segundo a proposta dos serviços, o apoio municipal, no valor de 10 mil euros, vai ser formalizado através da celebração de um contrato programa, com vista à qualidade de vida, no sentido de alcançar resultados desportivos de alto rendimento e, ao mesmo tempo, para procurar combater o sedentarismo e a obesidade, desenvolver a autonomia e a independência, melhorar as qualidades físicas e mentais, captar novos praticantes e estimular o desenvolvimento de modalidades diversificadas.
A APCC coloca à disposição das pessoas com deficiência uma área especializada para o desporto adaptado trabalhando em articulação com outras entidades como a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto e Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual.