A Câmara Municipal (CM) de Coimbra organizou, no dia 31 de janeiro, no Convento São Francisco, o encontro do Comité de Acompanhamento do projeto ADAPT CLIMA CENCYL, no âmbito da Rede CENCYL. Recorde-se que esta rede é uma comunidade de trabalho composta por cinco cidades da região Centro de Portugal (Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda e Viseu) e três cidades da região de Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid). O Pacto pelo Clima da Rede de Cidades CENCYL foi o tema em destaque no encontro.
A reunião do Comité de Acompanhamento do projeto ADAPT CLIMA CENCYL, financiado pelo programa INTERREG/POCTEP, decorreu, no dia 31 de janeiro, no Convento São Francisco, e contou com a participação do vereador do Ambiente da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, e com o diretor do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, António Martins.
A iniciativa abordou diversos temas, dos quais se destaca o Pacto pelo Clima da Rede de Cidades CENCYL, que tem como objetivo encontrar caminhos comuns para a adoção de práticas de adaptação e mitigação às alterações climáticas. Paralelamente, foi também apresentado e discutido o sistema de indicadores de acompanhamento e monitorização ambiental do próprio projeto. Este sistema tem o apoio dos municípios envolvidos e é coordenado pela Fundação de Património Natural de Castilla y León.
Coimbra participa com o programa Microrreservas no projeto ADAPT CLIMA CENCYL. O programa foi apresentado ontem na Junta de Freguesia de São João do Campo.
O Comité decidiu, ainda, os pormenores de participação da rede de cidades CENCYL nos “Encontros de Adaptação Climática”, que irão decorrer no âmbito da Feira de Madrid de tecnologias ambientais.Estiveram presentes em Coimbra, as cidades de Vallallodid, Salamanca, Ciudad Rodrigo, Guarda, Viseu, Almeida, Figueira da Foz.