Scroll Top

CM DE COIMBRA ORGANIZA ARRAIAL ACADÉMICO NO DIA 21 DE OUTUBRO NO JARDIM DA SEREIA

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se, este ano, à tradicional receção aos caloiros e organiza o “Arraial das Culturas Académicas” no sábado, dia 21 de outubro, no Jardim da Sereia. Uma iniciativa que irá reunir várias associações de estudantes do Ensino Superior, com o objetivo de se darem a conhecer e partilharem experiências e boas práticas, e que integra, ainda, o Encontro Nacional de Etnografia e Folclore, um evento que junta música e dança, mostra de artesanato, jogos tradicionais, tasquinhas e quermesse e que é realizado pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. O “Arraial das Culturas Académicas” conta, ainda, com o apoio da União das Freguesias de Coimbra. 

Este ano, a CM de Coimbra vai participar ativamente na tradicional receção aos caloiros. O programa foi preparado pela Divisão de Juventude da autarquia e engloba várias atividades dentro de um único evento. O “Arraial das Culturas Académicas” vai acontecer no dia 21 de outubro, a partir das 14h30, no Jardim da Sereia, e inclui uma mostra das associações de estudantes do Ensino Superior, que vão dispor de um espaço para colocarem material informativo e promocional e se apresentarem aos novos estudantes, e a 27ª edição do Encontro Nacional de Etnografia e Folclore, que vai reunir no espaço as mais variadas formações musicais, mostra de artesanato, jogos tradicionais, tasquinhas e quermesse.

O Encontro Nacional de Etnografia e Folclore tem início às 15h30, com uma arruada na Praça da República e no Jardim da Sereia, realizada pelos Gaiteiros da Rainha Santa. Às 16h15, o conjunto Cant’a3Vozes, o Grupo Canto Polifónico da Associação Cultural e a Recreativa de Oliveira de Frades, entram em cena, ao que se segue, às 17h00, o Rancho Folclórico Rosas de Portugal. Às 17h45, atua o Rancho Folclórico de Santa Maria de Cabril e, às 18h30, a Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. Mais tarde, pelas 20h00, vão subir ao palco diversas tunas das associações de estudantes e, a partir das 21h00, vai ler lugar o baile mandado pelo Grupo Folclórico de Coimbra.

Também no dia 21, mas de manhã, entre as 10h00 e as 13h00, vai realizar-se o Plenário do Conselho Municipal da Juventude de Coimbra na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura. Um dos temas em cima da mesa é a Habitação e a sessão contará, por isso, com a presença da vereadora da Educação, Ação e Habitação Social, Ana Maria Cortez Vaz, para além do vereador da Juventude, Carlos Matias Lopes.

Posts relacionados