Scroll Top

CM DE COIMBRA MARCOU PRESENÇA NO FÓRUM EUROPEU DE UNIVERSIDADES COM POLÍTICA AMBIENTAL

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra marcou presença no V Fórum da Aliança EC2U, que se realizou em Iasi, na Roménia, ao longo da última semana. O Município deu a conhecer a sua política para colocar o concelho na vanguarda da luta contra as alterações climáticas e na preservação do meio ambiente e da biodiversidade. 

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra participou, ao longo da última semana, no V Fórum da Aliança EC2U (European Campus of City Universities – Campus Europeu de Cidades Universitárias), uma organização multicultural composta por sete universidades históricas: Coimbra, Poitiers (França), Iasi (Roménia), Salamanca (Espanha), Turku (Finlândia), Pavia (Itália) e Jena (Alemanha), e da qual a CM de Coimbra faz parte na qualidade de entidade parceira, na sequência da deliberação do Executivo municipal de 27 de janeiro de 2020. 

O contributo da CM de Coimbra no V Fórum da Aliança EC2U começou na segunda-feira, dia 10, com a participação na reunião oficial das entidades parceiras, na edilidade de Iasi, com a partilha da estratégia municipal a implementar por Coimbra na área do ambiente e da sustentabilidade, com o objetivo de colocar o Município na vanguarda da luta contra as alterações climáticas e na preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Já, no dia 11, teve lugar o V Plenary Council, no qual a CM de Coimbra tem assento institucional, onde foi apresentado, pela Comissão Executiva da Aliança EC2U, o relatório de balanço dos 18 meses de atividade do consórcio universitário. O destaque da participação do Município de Coimbra no Fórum passou ainda pela intervenção com o tema “Coimbra’s Ecosystem towards Science and the importance of Citizens Science”, na sessão dedicada ao conceito Citizen Science, realizado no dia 13 de outubro. 

A presença ativa da CM de Coimbra na Aliança EC2U possibilitou um posicionamento forte da cidade enquanto parceira estratégica deste consórcio universitário europeu. As redes de trabalho que foram criadas a partir deste estreitamento de relações europeias são substanciais e abrangem várias áreas de ação, em particular na cultura, mobilidade, relações internacionais e relações institucionais. 

 

A Aliança EC2U, na qual o Município participa desde 2020, é cofinanciada pelo programa da União Europeia Erasmus+ e tem por objetivo a valorização da internacionalização, do ensino, da investigação e da cooperação, representando uma comunidade de 160.000 estudantes, 20.000 trabalhadores e mais de 1.600.000 cidadãos.

Posts relacionados