Scroll Top

CM DE COIMBRA LEVA SERVIÇOS ONLINE ÀS FREGUESIAS DE TORRES DO MONDEGO E SOUSELAS E BOTÃO 

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com um projeto piloto de divulgação e descentralização dos Serviços Online da autarquia, designado por “A Câmara Perto de Si”. O projeto vai decorrer, numa primeira fase, nas freguesias de Torres do Mondego e de Souselas e Botão, ambas nas margens do concelho e com registo de perda de população jovem, de acordo com os dados dos últimos Censos. Posteriormente, o projeto poderá ser alargado às restantes freguesias do concelho, com o objetivo de aumentar a utilização da plataforma que permite aos cidadãos a consulta dos seus processos, bem como a submissão de requerimentos pela via online. 

A Câmara Municipal pretende divulgar e impulsionar a utilização dos Serviços Online da autarquia e, para tal, vai divulgar a plataforma junto das populações do concelho através do projeto “A Câmara Perto de Si – Serviços Online do Município de Coimbra”, facilitando, assim, o contacto com o Município de forma mais confortável para o cidadão. O projeto piloto vai ser implementado em quatro fases, sob coordenação do LMxCoimbra – Laboratório Municipal de Experimentação, integrado da Divisão de Modernização Administrativa do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital.

O objetivo é, pois, proporcionar conforto aos cidadãos e facilitar o acesso à consulta dos seus processos, bem como à submissão de requerimentos através dos Serviços Online o que permite tornar mais célere e simples o tratamento dos seus assuntos com a autarquia, sem a necessidade de deslocação aos serviços municipais.

Numa primeira fase, os técnicos municipais vão mostrar, junto de cada freguesia, a utilização dos meios digitais na relação com o Município. De seguida, vai envolver-se a população neste processo, divulgando-se as potencialidades dos serviços disponibilizados. Os técnicos irão, depois, periodicamente, prestar assistência e esclarecimentos na utilização dos Serviços Online. Numa última fase, e após avaliação do decurso do projeto nas freguesias piloto, o projeto poderá expandir-se para outras freguesias do concelho que estejam recetivas.

Atualmente, a plataforma dos Serviços Online conta com cerca de 3.800 utilizadores registados e disponibiliza cerca de 110 formulários de requerimentos, como é possível conferir aqui.

Este é um projeto inovador, na medida em que o Município de Coimbra envolve diretamente as freguesias numa parceria única para trazer mais qualidade de vida aos cidadãos de uma forma integrada, complementar e sustentável.

Posts relacionados