Scroll Top

CM DE COIMBRA LANÇA PROJETO GOLL COM FINANCIAMENTO EUROPEU DE CERCA DE 500 MIL EUROS

DO OUTRO LADO

O GOLL é um projeto piloto, promovido pelo Município de Coimbra, que conquistou o primeiro lugar entre as cinco candidaturas admitidas para apoio comunitário, e que tem como objetivo promover a consciência ambiental dos cidadãos através da atividade desportiva. O projeto foi apresentado no passado dia 20 de setembro, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador do Desporto e do Ambiente, Carlos Matias Lopes, do diretor do Departamento do Ambiente, António Martins, e, ainda, da chefe de Divisão do Desporto, Filipa Borges.

O projeto GOLL, promovido pelo Município de Coimbra, é um projeto piloto do novo programa europeu designado “Desporto, Pessoas e Planeta”. Foram aprovados apenas cinco projetos no âmbito deste programa em toda a Europa e o projeto da CM de Coimbra foi o único português eleito e foi aquele que conquistou o maior financiamento. Cofinanciado pela Comissão Europeia durante 18 meses – decorrerá este e no próximo ano -, com um investimento global de aproximadamente 500 mil euros, o GOLL é baseado numa visão da intervenção pública, alicerçada na interação entre o ambiente e os demais setores da sociedade, designadamente entre o ambiente e o desporto, através da adoção de práticas ambientais pela população desportiva, inspiradoras de uma sociedade ambientalmente responsável e sustentável.

Presente na conferência de imprensa de apresentação do projeto, o presidente da CM de Coimbra manifestou o seu regozijo pela conquista deste “projeto extraordinário para Coimbra”, que mostra já a ação e a visão do atual Executivo relativamente à área do Ambiente. José Manuel Silva agradeceu publicamente às várias equipas municipais envolvidas na preparação deste projeto e sublinhou, mais uma vez, a importância da criação do Departamento do Ambiente na nova estrutura orgânica municipal. Por sua vez, o vereador Carlos Matias Lopes denotou a “simbiose entre o Ambiente e o Desporto” que permitiu chegar a este projeto que vai permitir para uma melhor “sensibilização ambiental”. 

Com este projeto, para além de se pretender a promoção de uma consciência ambiental dos cidadãos através do Desporto, pretende-se transformar o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia e o Centro Olímpico de Piscinas Municipais em laboratórios desportivos verdes que sirvam de referência ao mundo do desporto, de modo a apresentar boas práticas para melhorar a sustentabilidade ambiental das atividades desportivas. Alguns exemplos passam por medidas de eficiência hídrica e energética; aposta em energias renováveis, que o tornem um espaço de aprendizagem de educação para a sustentabilidade (atletas, estudantes ou turistas); colocação de “Green Walls”; instalação de uma estação solar; gestão de resíduos; ou ainda domótica, para controlar consumos de energia, de luz e de temperatura com monitorização em tempo real e remota. 

No âmbito do GOLL, vai promover-se a criação de uma Comunidade de Energia com o envolvimento de associações de cidadãos, bem como de entidades e de empresas que, juntas, possam construir estruturas para produzir e compartilhar energia renovável, com vantagens para o meio ambiente e benefícios económicos e sociais. Vão ainda ser designados embaixadores do Desporto, essenciais para esta tarefa de consciencialização ambiental e vai ainda apostar-se no trabalho com atletas e treinadores (olímpicos/internacionais) para disseminar comportamentos ambientais mais sustentáveis neste modelo de gestão ambiental que se quer replicar no concelho e na região.

O projeto inclui um conjunto de atividades educacionais não formais, como visitas aos espaços do Laboratório Vivo no Pavilhão Mário Mexia para escolas, turistas, fornecedores de equipamentos e empreiteiros; rotas interpretativas de caminhadas e uso da bicicleta, com visitas interpretadas; apoio a eventos desportivos que estejam alinhados com os princípios ambientais; formações e workshops que orientam para a adoção de medidas de gestão ambiental envolvendo gestores e diretores desportivos.

Através do GOLL vão adaptar-se a hidrogénio dois veículos para uso desportivo; construir uma aplicação informática, tendo por base o tema desporto/ambiente, de modo a monitorizar os consumos de recursos e onde se pode aprender sobre a fauna e a flora locais ou sobre comportamentos quotidianos que podem contribuir para a redução da nossa pegada de carbono. Vai também ser elaborado um Manual de Boas Práticas para uma Gestão do Desporto, baseado na problemática ambiental, bem como a aposta na monitorização da performance de um evento ou infraestrutura desportiva.

Vai procurar-se, ainda, o envolvimento da comunidade local, através de um Conselho Consultivo com a participação de atletas, de escolas, de universidades, de líderes políticos, de empresas e outras partes interessadas para acompanhamento das atividades, soluções técnicas e respetivos investimentos. O conjunto das ações GOLL têm por objetivo chegar a 60 mil pessoas no concelho, 120 mil na região e 50 mil internacionais através de eventos internacionais, do trabalho com as cidades geminadas e outros projetos. 

 

Posts relacionados