Scroll Top

CM DE COIMBRA INVESTIU 3M€ NA AMPLIAÇÃO E NA MODERNIZAÇÃO DA NOVA ESCOLA BÁSICA DE CERNACHE 

DO OUTRO LADO

As novas instalações da Escola Básica de Cernache foram visitadas e inauguradas na manhã de hoje, dia 3 de janeiro, pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e pela vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz. Um investimento superior a três milhões de euros, que permitiu requalificar o antigo edifício e a construir um novo, de raiz, de forma a possibilitar ao equipamento escolar incluir valência de Jardim de Infância (duas salas), de 1º ciclo do Ensino Básico (seis salas), bem como um refeitório com cozinha para confeção própria, uma sala polivalente, uma biblioteca e vários gabinetes de apoio e de atendimento e ainda um campo para a prática desportiva.   

A intervenção, que teve um custo superior a três milhões de euros, incluiu a reabilitação do antigo edifício e a construção de outro, totalmente novo, implantado num terreno de 4.000m2 adquirido pela Câmara Municipal. Para assinalar o momento, José Manuel Silva e Ana Cortez Vaz, acompanhados do presidente da Junta de Freguesia de Cernache, Vítor Carvalho, bem como dos representantes do Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e dos departamentos municipais envolvidos no projeto, fizeram uma vista à nova escola com a presença dos alunos e dos encarregados de educação. Quer José Manuel Silva quer Ana Cortez Vaz destacaram a felicidade das crianças com as novas instalações e sublinharam também o investimento de 3 milhões de euros efetuado pela autarquia em Cernache, que vai permitir, pela primeira vez, que a freguesia tenha a valência de ensino pré-escolar público.  

No edifício existente, no rés-do-chão, foram beneficiadas salas de aula com área destinada à educação plástica integrada, instalações sanitárias para alunos, para o pessoal docente e casa de banho de mobilidade condicionada, copa de apoio e arrumos. No primeiro piso, foram criados três gabinetes de apoio à atividade letiva. No edifício criado de raiz, foram construídas, no rés-do-chão, duas salas de atividades para Jardim de Infância, uma sala polivalente, um refeitório, uma cozinha com confeção própria, arrumos de apoio, vestiários e instalações sanitárias para pessoal não docente, gabinete de atendimento, sala de pessoal e arrumos. No primeiro piso, quatro salas de aulas com a respetiva área destinada à educação plástica, sala dos professores, dois gabinetes de trabalho, a biblioteca, instalações sanitárias para alunos, docentes e pessoas com mobilidade condicionada e arrumos diversos.

A comunicação entre a construção antiga e a nova foi feita por elementos de betão (rampas, bancadas, palas) e foi construído um campo para a prática desportiva. No sentido de garantir o melhor enquadramento urbano e promover a relação de complementaridade com a escola, foi construído um novo arruamento de acesso à escola e estacionamento de apoio. 

No global, é um investimento superior a três milhões de euros, tendo a obra sido consignada por 2.376.363,48 euros (s/IVA) à empresa Isidovias – Investimentos, Lda., a 27 de julho de 2022. No final, e ainda de forma provisória, aferiu-se na revisão de preços o valor de 349.425,61 euros. A estes montantes, acresce o custo do projeto, da fiscalização e da aquisição de terreno (180 mil euros), o que, ao todo, indica que as novas instalações da Escola Básica de Cernache contaram com um investimento de 3.162.807,20 euros.

Posts relacionados