A Câmara Municipal (CM) de Coimbra formalizou, no dia 17 de julho, a adesão ao Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem, uma iniciativa promovida pela Dypall Network – Associação para o Desenvolvimento da Participação Cidadã, que junta, em rede, municípios que se comprometem a oferecer aos jovens mais e melhores oportunidades para o futuro, criando condições para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, e do vereador da Juventude, Carlos Matias Lopes.
A adesão ao Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem tem como objetivo promover a fixação dos jovens nos territórios, adequar a qualificação dos jovens às necessidades locais, reduzir o desemprego jovem, facilitar o acesso a informação, reforçar a cooperação dos municípios e capacitar técnicos municipais.
A participação do Município de Coimbra nesta rede foi aprovada na reunião do Executivo de dia 13 de maio. O objetivo passa por dar continuidade às políticas promovidas por este Executivo municipal nas áreas do Empreendedorismo, Emprego, Investimento e Juventude e, para tal, a CM de Coimbra compromete-se a implementar ações de apoio à empregabilidade e ao empreendedorismo jovem, respondendo às mudanças do mercado de trabalho e às necessidades de qualificação dos jovens.
No quadro dos compromissos fixados, consta a disponibilização periódica de informações relevantes sobre oportunidades e medidas de apoio à empregabilidade e ao empreendedorismo jovem, garantindo que essas iniciativas sejam acessíveis e adaptadas às realidades locais, para além da promoção da participação dos jovens e dos técnicos em ações de formação, seminários, “bootcamps” e outras atividades que fomentem a aquisição de competências novas e relevantes para o mercado de trabalho atual.
O Município de Coimbra vai, também, desenvolver e aplicar metodologias de apoio à empregabilidade e ao empreendedorismo jovem, assegurando uma abordagem integral e eficaz que vá ao encontro das necessidades dos jovens de Coimbra, assim como definir internamente e com os vários parceiros locais as várias fases do pacto. Está, ainda, prevista introdução anual de ações e medidas identificadas na(s) metodologia(s) de apoio ao emprego e empreendedorismo jovem adotadas e que visem atingir os compromissos e metas definidos no Orçamento e Grandes Opções do Plano.
As ações previstas passam, ainda, pela cooperação com parceiros locais, regionais e nacionais, bem como com outros municípios signatários do Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem, na realização conjunta de iniciativas, partilha de boas práticas, no desenvolvimento de estratégias e na capacitação de jovens e técnicos, que visem alcançar as metas e objetivos definidos.
O projeto será acompanhado pelos vereadores com os pelouros do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, e da Juventude, Carlos Matias Lopes, que vão designar, em conjuntos com os dirigentes dos respetivos serviços, os técnicos responsáveis por acompanhar o pacto. A adesão ao Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem por parte do Município de Coimbra não obriga a qualquer retribuição financeira.
A entidade que promove o pacto é a Dypall Network – Associação para o Desenvolvimento da Participação Cidadã, uma associação sem fins lucrativos, com sede em Faro, que tem como fim a promoção da cidadania e da participação cidadã para o desenvolvimento de projetos educativos, seminários, conferências, apoio ao desenvolvimento de projetos de associações e outras entidades públicas e privadas na área da participação cidadã e no desenvolvimento de politicas públicas que fomentam uma maior participação.