O Executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, dia 22 de julho, o conjunto de obras a inserir no contrato interadministrativo de delegação de competência na União das Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades para o ano 2024. As obras inscritas são a requalificação da praceta central da Urbanização do Loreto, a requalificação das Travessas da Rua da Fonte no Novo Horizonte, a beneficiação do entroncamento entre a Rua Municipal e o Largo da Nossa Senhora das Necessidade na Carapinheira da Serra e a requalificação do Largo do Casal da Rosa. O valor global das obras é superior a 142 mil euros.
Estão, assim, inscritas quatro obras para 2024 na UF de Eiras e São Paulo de Frades, no valor total de 142.304,74 euros. A primeira diz respeito à requalificação da praceta central entre o Lote 3 e os Lotes 10 a 7, na Urbanização do Loreto, e está orçada em 97.304,74euros. O objetivo desta obra é a melhoria das condições do espaço público existente na Urbanização do Loreto, através da reconfiguração da praceta central existente, da redefinição dos lugares de estacionamento, da criação de travessias pedonais, da criação de um nicho para instalação dos contentores do lixo e ecopontos e da reconversão do espaço verde existente, com o objetivo de promover a qualidade de vida dos habitantes e tornar este espaço num local mais atrativo e funcional.
A segunda obra é a requalificação das Travessas da Rua da Fonte nºs 1, 2 e 3, no Novo Horizonte, com um orçamento de 15 mil euros. O objetivo desta obra é melhorar o pavimento existente nessas vias pedonais de acesso às habitações, de forma a proporcionar melhores condições de circulação. Já a terceira obra é de beneficiação do entroncamento da Rua Municipal com o Largo da Nossa Senhora das Necessidades, na Carapinheira da Serra, no valor de 20 mil euros. O objetivo desta intervenção é criar condições de segurança para a circulação pedonal entre as paragens de transportes públicos, através da pavimentação da berma e da criação de uma passadeira na Rua Municipal que permita que a travessia pedonal desta via se efetue em segurança.
A última obra é a requalificação do Largo do Casal da Rosa, no valor de 10 mil euros. O objetivo desta intervenção passa pela colocação de guardas de segurança metálicas no lado nascente sobre o muro de contenção de terras, a marcação de lugares de estacionamento no pavimento e a colocação de uma vedação no espaço do nicho de contentores do lixo.
Recorde-se que, na reunião do Executivo de 5 de fevereiro, foi aprovada uma proposta de Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências relativas ao ano de 2024, no que concerne ao apoio ao funcionamento das Freguesias e UF do concelho, no montante total de 935 mil euros, distribuídos pelas 18 Freguesias/UF.