Scroll Top

CM COIMBRA ATRIBUI 6500 EUROS A DOIS PROJETOS CULTURAIS PONTUAIS

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, duas propostas de atribuição de apoios financeiros pontuais a associações culturais do concelho, no valor global de 6500 euros. Os apoios vão ser concedidos à associação Recortar Palavras e à associação cultural Motivos Alternativos. Recorde-se que as candidaturas ao apoio financeiro municipal à atividade pontual para 2022 estão a decorrer desde janeiro e terminam já no próximo dia 30 de setembro.

As propostas preveem a atribuição de apoios financeiros pontuais às duas coletividades no âmbito do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que entrou em vigor em dezembro de 2019 e define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objetivo de reconhecer o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura. As candidaturas para 2022 ao apoio financeiro municipal à atividade pontual, previstas no regulamento, estão abertas até ao final do mês de setembro, devendo ser submetidas com um mínimo de 45 dias de antecedência relativamente à data de início da iniciativa ou projeto para o qual é pedido apoio.

A Recortar Palavras – Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica vai receber um apoio financeiro de 4000 euros para apoiar a realização do projeto “A História de Maria”, um conto criado por Alice Cardoso. “O interesse público municipal está bem justificado, denotando a importância da valorização da leitura e a preservação do património imaterial, através da caracterização e divulgação de um período específico da história local e nacional que insere Coimbra no contexto histórico-temporal correspondente à transformação da Velha Alta da cidade em espaço de modernização da área universitária”, justificam os serviços municipais. Para além da exibição de dois espetáculos, serão editados 1000 CDs e 1000 livros ilustrados, com recurso a imagens antigas da cidade de Coimbra e ao cruzamento de diferentes áreas artísticas, como sejam, artes performativas, artes visuais, vídeo, teatro, música e literatura. Para concretizar o projeto, a Recortar Palavras conta com colaboradores de distintas áreas artísticas que desenvolvem a sua atividade cultural em Coimbra, como sejam o ilustrador Ricardo Ladeira, a cantora Vânia Couto e o experiente compositor, produtor e diretor musical, Buga Lopes, permitindo, assim, uma abordagem de públicos diversificada.

A Recortar Palavras, criada em 01 de julho de 2013, é uma associação sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, que tem por finalidade promover, dinamizar e divulgar a cultura, a educação, os campos artísticos e espaços lúdicos. A música, o teatro, o cinema, a fotografia, a pintura, a ilustração, as artes gráficas, o artesanato, a animação, a inclusão, a promoção da escrita, da leitura e da literacia, as atividades lúdicas intergeracionais; a interdisciplinaridade e a divulgação colaborativa são parte integrante de um conjunto de atividades que desenvolve em projetos autónomos ou em parceria com outras entidades.

Já a associação cultural Motivos Alternativos vai receber um apoio financeiro de 2500 euros para apoiar à realização do projeto “In-só-li-to”, que se apresenta “bem justificado no que respeita à descrição, objetivos e justificação do programa”, justificam os serviços municipais. O projeto visa o desenvolvimento de um festival/ciclo de concertos, protagonizado por músicos oriundos de Espanha (ORT Orquestra ReuSónica Trío) e França (Les Mécanose Octopoulpe) os quais, utilizando instrumentos pouco comuns, apresentam sonoridades diversificadas, conferindo àquele um caráter inovador e diferenciador.          A iniciativa vai decorrer nos dias 06, 23 e 27 de outubro de 2022, no Grémio Operário de Coimbra, entidade citadina fundada em 1887 e que muito tem contribuído para a dinamização e divulgação de diferentes géneros artísticos que se espraiaram pela cidade ao longo dos tempos. Para a realização deste projeto a Motivos Alternativos conta com a parceria de entidades culturais e institucionais da cidade.

A Motivos Alternativos foi fundada, em setembro de 2015, com o intuito de se constituir como um polo dinamizador de diversas atividades culturais locais e regionais. O seu objetivo passa por apoiar a promoção de ações culturais em meios mais pequenos e carenciados de programação cultural, a par com as que desenvolvem na cidade de Coimbra, tendo em vista um trabalho colaborativo, em parceria com algumas entidades destacando-se, entre outras, a Associação Cultural Grémio Operário de Coimbra.

Posts relacionados