Scroll Top

CLUBE UNIÃO 1919 RECEBIDO NO SALÃO NOBRE DA CÂMARA DE COIMBRA

DO OUTRO LADO

A equipa sénior de futebol do Clube União 1919, que se sagrou campeã da Divisão de Honra Associação de Futebol de Coimbra e sobe, assim, ao Campeonato de Portugal, foi recebida, no dia 7 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. “Este é um momento de regozijo e orgulho para o concelho de Coimbra, pelo percurso sustentado, consistente, com os pés bem assentes na terra, que fizeram nesta conquista da Divisão de Honra. Agora é tempo de conquistar Portugal”, afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Silva. 

 

O Clube União 1919 é campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra e sobe, assim, ao Campeonato de Portugal. A equipa sénior foi recebida no Salão Nobre da CM de Coimbra pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, que entregou uma medalha gravada ao presidente do Clube União 1919, Fernando Soares, que retribuiu a oferta com um cachecol do União 1919. A cerimónia contou, ainda, com a participação do vereador do Desporto da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, o treinador da equipa, João Pedro Duarte, e o capitão, João Amaral.  

 

“Todos os momentos de conquista e afirmação de uma entidade de Coimbra contribuem para a afirmação do concelho”, afirmou o presidente da Câmara, acrescentando que “temos de fazer jus ao nome deste clube, que é o União e caminharmos num sentido ascendente”. José Manuel Silva deu os parabéns ao clube, aos dirigentes, à equipa, aos funcionários, aos sócios e adeptos e afirmou ambicionar recebê-los novamente para o ano na qualidade de vencedores do Campeonato de Portugal. José Manuel Silva acrescentou, ainda, que espera, no futuro, ter duas equipas na 1ª Liga de futebol português. 

 

“É a minha bola de ouro enquanto presidente”, afirmou, por sua vez, Fernando Soares, agradecendo a receção ao presidente da Câmara e ao vereador do Desporto. “O gigante União está de regresso aos grandes campeonatos, de onde nunca devia ter saído”, acrescentou, ainda, o presidente do clube, concluindo: “Estamos a reerguer o clube icónico União de Coimbra”. Fernando Soares agradeceu a todos os presentes a conquista, mas deixou uma palavra especial aos jogadores, a quem chamou de “gigantes da Arregaça”. 





O União 1919 confirmou a boa época, tendo vencido o Penelense no último jogo por cinco bolas a zero, e amanhã vai jogar a Supertaça Distrital com a UD Tocha, equipa que deu muita luta ao emblema da Cruz de Santiago na disputa do campeonato da Divisão de Honra. A equipa treinada por João Pedro Duarte vai, assim, tentar alcançar mais um título, amanhã, às 17h00, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, no último jogo da época e antes da preparação para o Campeonato de Portugal.

 

A história da equipa pode ler-se na página da internet do Clube União 1919. “O União de Coimbra foi fundado por um grupo de jovens ligados ao comércio e indústria da cidade, que decidiram associar-se e fundar o seu próprio clube de futebol. (…) A 2 de junho de 1919, nasceu o União Foot-Ball Coimbra Club”. Mais tarde, em 1972, já com o nome Clube Futebol União de Coimbra, “venceu a Zona Norte da 2ª Divisão, depois de uma luta titânica com o GD Riopele e o Marinhense, garantindo, assim, a subida histórica à 1ª Divisão Nacional. Nessa mesma época, o União de Coimbra sagrou-se ainda campeão nacional da 2ª Divisão, conquistando, assim, o primeiro título nacional do seu palmarés.”

 

“O primeiro equipamento do clube era composto por uma blusa azul ganga com botões vermelhos, adornada com uma cruz vermelha, e calções brancos. O emblema inicial do União de Coimbra era uma cruz trifólia, que simbolizava a força do ideal, unificando a espada e a cruz. O atual emblema do União de Coimbra foi concebido na década de 1920 por Serafim da Silva, um talentoso desenhador e entalhador da época. Posteriormente, um artista de ourivesaria coimbrã deu ao emblema a configuração definitiva. Ele apresenta uma coroa dourada no topo e, do lado direito, sobre um fundo azul que representa a indústria e a ‘ganga’, encontra-se a Cruz de Santiago vermelha.”, pode ainda ler-se no website do clube. 



Posts relacionados