A Ceia Medieval, que marca o arranca da mais antiga recriação histórica medieval do país, vai decorrer no dia 19 de julho, nos Claustros da Sé Velha, e o período de inscrições já está disponível e prolonga-se até ao dia 15 de julho. A Feira Medieval de Coimbra está, assim, de volta, nos dias 19, 20 e 21 de julho, para fazer regressar a cidade à Idade Média, através de uma programação com centro nevrálgico no Largo da Sé Velha, mas que se estende também ao Quebra-Costas, ao Pátio do Castilho e a outros recantos da Alta de Coimbra, até ao Arco de Almedina. Um evento da Câmara Municipal de Coimbra, que conta com a parceria da Diocese de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC).
A reconstituição da época medieval começa na sexta-feira, 19 de julho, nas escadas da Sé Velha onde, a partir das 19h00, a Companhia Almanach dá as boas-vindas aos comensais, com uma encenação para “abertura do arraial e arruadas dos trovadores”. A receção dos comensais segue, depois, para os claustros, onde vai decorrer a Ceia, a partir das 20h00, sob o tema “À Mesa com Fernando Magno de Leão e Sesnando Davides”.
A Ceia Medieval conta com recriações de época, a cargo da Companhia Almanach, desde a “abertura do arraial e arruadas dos trovadores” (às 19h00) até à demonstração de “em como se narram os feitos que levaram à conquista de Coimbra, antecedida por uma peregrinação a Santiago de Compostela” e a “benção do terreiro pela clerezia” (às 22h00). A iniciativa contempla, ainda, a realização de um teatro de fogo sobre “As iluminárias de Campus Stelae” (às 23h00) e, a encerrar a Ceia, pelas 24h00, a “Ronda dos aguazis”.
A participação na Ceia Medieval vai ter uma lotação limitada e um custo associado. Os interessados em participar na Ceia devem proceder a uma inscrição, através do e-mail do Departamento de Cultura e Turismo (dct@cm-coimbra.pt), do telefone (239 857 507 – Divisão de Cultura – Convento São Francisco) ou presencialmente, no Convento São Francisco. O prazo de inscrição na Ceia Medieval decorre até ao dia 15 de julho.
A Ceia Medieval será confecionada e servida pelos SASUC, sob coordenação geral de Mauro Rodrigues. O banquete apresenta como primeiro serviço pão alvo (pão branco de trigo) e pão meado (pão de duas farinhas), pasteis de caça e criação, peixes frigidos, queijo seco de cabra com marmelada de Dona Joana (receita infanta), tábua farta (queijo secos, marrã, chouriço e morcela) e azeite. Segue-se o segundo serviço, com ensopado de carnes, coelho em tygela, pernil de porco assado no espeto trinchado, com os seguintes acompanhamentos: verças temperadas, açorda de alho e ensopado de lentilhas e chouriço. A refeição termina com perinhas dormideiras, maçã glaceada em vinho vermelho e biscoutos assados. Ainda, viandas de leite (manjar branco, tigeladas de leite de Dona Isabel de Vilhena e pasteis de leite), acompanhado com cousas de beber, como vinho claro rosete, vinho vermelho da talha e auga da cisterna.
A Câmara Municipal de Coimbra recomenda a todos os comensais o uso de traje medieval, cedido gratuitamente, o qual pode ser levantado no dia 19 de julho (sexta-feira), entre as 10h00 e as 19h00, na Sé Velha sendo, depois, devolvido, no mesmo local, imediatamente a seguir à Ceia Medieval. Todas as informações sobre inscrições/acesso a trajes podem ser obtidas através do número de telefone 239 857 507.
Dedicada ao tema “960 anos da conquista definitiva de Coimbra por Fernando Magno, ficando o governo da região entregue a D. Sesnando”, a Feira Medieval de Coimbra vai apresentar diversos cenários da época medieval, que estarão disponíveis das 12h00 às 24h00 (no sábado, dia 20) e das 12h00 às 22h00 (no domingo, dia 21 de julho), distribuídos pelos seguintes espaços: Largo da Sé Velha, Rua do Norte, Quebra-Costas, Rua Borges Carneiro, Pátio e Largo do Castilho, Rua Fernandes Tomás e Arco de Almedina. Esta edição do evento integra, também, programação convergente. O programa da 29ª edição da Feira Medieval de Coimbra será anunciado em breve.
O evento é uma organização da Câmara Municipal de Coimbra contando com a parceria da Diocese de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e dos SASUC.