Em outubro, o “Castelo Sente” convida a visitar, a sentir e a viver um dos ex-líbris do concelho e do país: o Castelo de Montemor-o-Velho. O turismo, a arte, a história e a música são alguns dos ingredientes que prometem tornar a visita a Montemor-o-Velho ainda mais inesquecível.
No Posto Municipal de Turismo, Graça Cavaleiro é a artesã do mês e as suas “Bolachinhas da Foz” vão adoçar a curiosidade dos/as visitantes e turistas. O Mercado de Produtos Endógenos dá destaque aos produtos locais da região, como o arroz Carolino do Baixo Mondego, os sabonetes artesanais ou os trabalhos de artesanato.
Na exposição ao ar livre, conheça e parta à descoberta da Rota Literária Afonso Duarte.
No dia 7 de outubro, Dia Nacional dos Castelos, às 16h, a programação conta com a leitura encenada do livro “Crónicas de um bufão na Corte de Dom João” e uma sessão de autógrafos com a autora Lurdes Breda, na Capela de Santo António, e, às 17h30, realiza-se o 2.º Encontro Ibérico de Coros e Cantares de Gatões, numa organização do Clube União Musical Recreativo Gatoense.
Durante todo mês e integradas no percurso de visitação do Castelo, as exposições “Homens e Mulheres de Montemor-o-Velho” e “Artistas Carpinteiros” podem ser visitadas na Capela de Santo António, devendo ser solicitada a sua abertura junto do Posto Municipal de Turismo (no interior do Castelo).
No sábado, dia 14 de outubro, o Ciclo Jazz ao Luar, da Fundação Inatel, toma de assalto o Castelo para a atuação de Paulo Silva Trio, da Associação Catrapum Catrapeia, às 17h, na Igreja de Santa Maria Madalena.
Para o final do mês, está reservada uma das visitas noturnas mais aguardadas. Este ano em dose dupla, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, às 21h30, não perca o “Castelo dos Degolados”.
Montemor-o-Velho continua a valorizar o património e, por isso, a sempre assustadora e divertida “noite das bruxas” vai ter como tema a lenda dos degolados.
Assistir ao “aterrador” “Castelo dos Degolados” é gratuito, mas é necessário reservar para o email cultura@cm-montemorvelho.pt e indicar o dia da visita, o nome, contacto e o número de pessoas.
Recorda-se que a programação cultural regular do Castelo, “Castelo Sente”, é promovida pelo Município de Montemor-o-Velho.