Scroll Top

CAMINHADA VERDE AMANHÃ NA FIGUEIRA DA FOZ

DO OUTRO LADO

No próximo dia 16 de julho, domingo, às 9.30h o Partido Ecologista Os Verdes,  vai realizar uma Caminhada Verde, na Figueira da Foz (ponto de encontro junto à Capitania) com o objetivo de alertar, ouvir e intervir sobre as problemáticas com que o litoral se confronta, nomeadamente pressão urbana, erosão costeira (na zona sul do município) e destruição das dunas e respetiva vegetação dunar e a eventual implantação de eólicas offshore ao largo da Figueira da Foz.

Nos últimos anos com a justificação da descarbonização e produção de energia “limpa” tem havido uma pressão para a instalação de eólicas offshore no litoral português seja através de eletrogeradores montados sob estruturas flutuantes e ancoradas ao fundo do mar ou em estruturas fixas.

No início do ano esteve em consulta pública uma proposta preliminar de novas áreas de implantação para energias renováveis. No caso da Figueira da Foz a dimensão da área definida para a colocação de eólicas offshore é de cerca de 1200 km2, a maior das seis áreas identificadas no litoral.

Embora haja uma grande pressão para a instalação deste tipo de infraestruturas existem poucos estudos sobre os impactos ambientais, mas também económicos pois estes projetos podem incompatibilizar-se as atividades piscatórias.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo país, orientado para o contacto próximo com as populações e abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais.

A inscrição pode ser realizada no formulário: participar na caminhada ou através do e-mail osverdescentro@gmail.com.


Programa 16/07/2023 | Domingo | Figueira da Foz:

09.30h
 Caminhada Verde junto à costa (ponto de encontro junto à Capitania do Porto da F. da Foz)

12.30h – Piquenique 

Posts relacionados